Tecnologia

Tecnologia facilita acesso às informações sobre obras públicas em Campo Grande por meio de Qrcode

28 ABR 2021 - 12h:24 Por Redação/ Talyta Rodrigues
Foto: Divulgação

Permitir que o cidadão tenha acesso às informações do poder público é uma das prioridades da atual gestão pública municipal. Neste sentido, a tecnologia tem ajudado a realizar essa ponte entre as ações da Prefeitura e a população. Exemplo disto, é a tecnologia usada em favor da sociedade para que qualquer cidadão que possui um celular possa acessar informações públicas sobre obras municipais.

Desenvolvida em 2019, pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), o Portal + Obras é uma plataforma que tem como objetivo oferecer acesso fácil e rápido às informações relativas às obras que estão sendo executadas na Capital, mostrando o cronograma de evolução da obra, as datas de início e prazo para conclusão, os valores totais e o que já foi gasto, além de disponibilizar para download documentos que são de interesse público, como os contratos. O cidadão ainda poderá visualizar fotos do andamento físico da obra.

“Campo Grande é pioneira nesse tipo de ação e buscamos, em todos os setores, ser transparente nas ações e facilitar esse acesso através da tecnologia”,  avalia o prefeito Marquinhos Trad.

Para acessar as informações de cada obra é muito simples: todas as placas possuem um QRCode, basta apontar a câmera do celular para o código e ele abrirá um link direto para o site do Portal + Obras, sem a necessidade de pesquisa no navegador de internet ou digitar o endereço eletrônico.

Também foi incorporada uma ferramenta de busca integrada que permite ao usuário encontrar uma obra por nome ou pelo objeto (descrição das atividades realizadas dentro da obra).

Atualmente, o Portal + Obras tem 82 obras cadastradas com informações disponíveis a todo momento pelo cidadão. Desde quando foi lançado foi acessado mais de 39 mil vezes, o que demonstra que a população utiliza os meios tecnológicos oferecidos para acompanhar o desempenho da gestão pública. Conforme as obras vão acontecendo os dados são atualizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP).

O Portal + Obras conquistou o primeiro lugar na categoria “Gestão Pública Participativa”, com o projeto “Conecta CG – QR Code”, durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, em São Paulo. O prêmio de “Boas Práticas na Gestão Pública”, entregue a Prefeitura de Campo Grande consagrou nacionalmente o Portal + Obras.

Para acessar o Portal + Obras clique aqui: obras.campogrande.ms.gov.br

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar