COLUNA

Paulo Ricardo

Carona Solidária em tempos de coronavírus

20 MAR 2020 - 09h:21 Por Paulo Ricardo

O meio de transporte que mais ajuda a galera diminuir os gastos em tempos de crise, agora pode ser um grande risco para quem procura e oferece carona.

Além dos riscos, pode ser um meio de disseminação do vírus para qualquer destino da carona

Carona solidária é o uso compartilhado de um automóvel particular por duas ou mais pessoas, durante o trajeto para o trabalho, escola ou qualquer outro destino.

Riscos

Vou usar como exemplo, a carona solidária entre Campo Grande e Coxim no Mato Grosso do Sul.

O trajeto de carro entre a capital e a cidade de Coxim é de aproximadamente 260 km ou 3h20 de viagem, com direito a uma paradinha no meio do caminho. O valor da carona fica em média R$ 45,00 por pessoa.

Com certeza é uma economia significativa se for comparado com o transporte de ônibus, na duração da viagem e no valor da passagem.

Entretanto, segundo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, em tempos de coronavírus, devemos manter no mínimo 1 metro de distância entre as pessoas, o que não vai acontecer dentro de um carro, principalmente, se estiver lotado. No banco de trás será ombro com ombro, perna com perna.

Outro risco, é que nem sempre conhecemos as pessoas que oferecem ou pedem carona solidária nos grupos do Facebook e WhatsApp, sendo assim, não temos como adivinhar se as pessoas estão saudáveis (sem o vírus).

A jovem Thayany Silva, de 23 anos, uma das primeiras diagnosticadas com o Covid-19 em Mato Grosso do Sul, não apresentava nenhum sintoma e ainda foi em uma festa de formatura na casa noturna Valley, em Campo Grande.

Algumas pessoas portadoras do coronavírus não apresentam os sintomas (tosse seca, coriza, dor de garganta e febre), são chamados na medicina de assintomáticos

Mais um fator de risco, são as janelas fechadas do carro, isso é algo normal nas viagens, para os passageiros terem mais conforto com o uso do ar-condicionado. No trajeto de Campo Grande para Coxim, ou vice-versa, os ocupantes do carro ficaram em média 3 horas confinados, respirando o mesmo ar.

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas

Cuidado quando for pegar ou oferecer uma carona solidária com as gotículas de saliva, espirros, tosses, catarros, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão), e o contato com objetos ou superfícies contaminadas fora e dentro do carro.

Estudos informam que o coronavírus sobrevive por até 72 horas em algumas superfícies

Por fim, quero mais uma vez reforçar, algumas pessoas podem estar com o vírus, mas sem nenhum sintoma.

 

Foto da capa: Ilustrativa

Deixe seu Comentário

Leia Também