COLUNA

Paulo Ricardo

Coxim/MS, está totalmente cercada por muralhas e guaritas

2 ABR 2020 - 21h:00 Por Paulo Ricardo

Até parece que voltamos aos tempos medievais, onde muralhas eram construídas para protegem quem estava dentro.

Sem dúvida nenhuma, como precisamos dessas muralhas, mais do que nunca, para deixar fora delas, o mais novo e mortal vírus do século XXI, o senhor dos senhores, para os ingleses, Sir Covid-19, para os chineses, Imperador SARS-CoV-2 da dinastia Wuhan e para os brasileiros, uma tal de “Gripezinha” que causa a síndrome respiratória aguda grave 2, também conhecida como: Coronavírus.

Brincadeiras à parte, o que estou escrevendo não é um texto de história medieval e nem de ficção cientifica, que normalmente apresenta conceitos imaginativos, relacionados ao futuro, a ciência e a tecnologia.

Entretanto, estamos realmente vivendo, em tempo real, uma pandemia de COVID-19 que é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).  

Portanto, nesse caso específico, os impactos e/ou consequências são reais para toda a humanidade.

Em uma outra galáxia não muito distante...

Episódio I

AS MURALHAS DE COXIM

O Poderoso Executivo está em grande tumulto. Entre a não arrecadação dos impostos comerciais e as barreiras sanitárias que no mundo imaginário, formam as muralhas e as guaritas, separando Coxim dos demais sistemas estelares da região Norte.

Na esperança de resolver o assunto do Covid-19 com o bloqueio montado em três vias de acesso, esquecem da via do pantanal, onde chegam grandes empresários de outras galáxias em suas poderosas naves particulares nas pistas das fazendas, para curtir com a galera, em ranchos da cidade, mas com tudo isso e o hashtag nas redes sociais #FIQUEEMCASA não está adiantando.

Enquanto isso, aos poucos, a população coxinense vai voltando a normalidade, confiante nas muralhas e guaritas de proteção. Os caixas eletrônicos com filas, muitos casais andando de bike, várias meninas levando seus peludinhos para passear, a galera sentada em frente das casas, diversos atletas nas suas corridas pela passarela, amigos sentados na caçamba do carro na esquina da lotérica, [...]

Depois não adianta tentar chamar os Cavaleiros Jedi, guardiões da paz e da justiça na galáxia, para resolver o problema... do coronavírus!!!

COXIM/MS [quinta-feira, 2 de abril de 2020 -18h]

 

Imagem: Ilustrativa

Deixe seu Comentário

Leia Também