COLUNA

Valdeir Simão

Para onde está indo a taxa de contribuição do lixo em Coxim?

2 MAR 2017 - 17h:45 Por Valdeir Simão

Ao constatar a precária situação em que se encontram os caminhões da coleta de lixo em Coxim, decidi compartilhar com os leitores as seguintes considerações:

No dia de ontem (02), no período da tarde, me deparei com um caminhão da coleta de lixo da Prefeitura de Coxim parado no meio da rua, na esquina da Policlínica Lourdes Fontoura quase nos fundos da Escola Estadual Viriato Bandeira, onde confirmei que o  mesmo  estava estragado, com peças caindo pelo chão.

Após olhar com mais atenção, identifiquei rachadura no compartimento do coletor de lixo e para minha surpresa, tomei conhecimento que este caminhão quebrado no meio da rua era o único que fazia a coleta de lixo, no dia de ontem em toda a cidade de Coxim, pois os outros estão estragados, sendo que um deles, está a vários meses parado por falta de conserto.

O cidadão coxinense que paga a taxa de contribuição dos serviços de lixo, entre outros impostos, deve começar a se perguntar: Onde é que estão investindo os valores que são arrecadados junto com a conta de água, que deveria ser direcionado para a manutenção e melhoria nos serviços da coleta de lixo? 

Neste momento, creio ser desnecessário descrever sobre a importância da coleta de lixo para o homem e o meio ambiente.

No entanto, não deixarei de mencionar a extrema relevância que tem os garis, verdadeiros heróis que sem condições adequadas de trabalho, executam suas atribuições da melhor forma possível, nas madrugadas, às vezes com chuva, sendo que em muitos dias quando o caminhão está estragado  aguardam a vez para iniciar ou retomar a coleta de lixo no seu respectivo setor sob forte calor do sol, sempre superando as intempéries climáticas.   

Os garis e os funcionários da Secretaria de Obras são profissionais que  precisam ser valorizados pelo Poder Público Municipal,  com o pagamento de salários dignos e no dia certo, disponibilizando de instrumentos para  proteção dos mesmos, além de caminhões e máquinas em perfeitas condições de desenvolverem o seu trabalho com segurança e dignidade. 

Durante todo dia de hoje, fui informado que diversos bairros, tais como:  Santa Maria, Jardim Aeroporto, Conjunto Águas Claras, Jardim Alvorada, entre outros, não houve a coleta de lixo.  

Eixo no chão e tampa da prensa com rachaduras. Fotos: Youssef Nimer Caminhão de coleta cheio parado no meio da rua. Foto: Youssef Nimer

Deixe seu Comentário

Leia Também