COLUNA

Dom Otair Nicoletti

Dom Otair Nicoletti

São Tiago o Primeiro Mártir de Cristo

25 JUL 2025 - 20h:08 Por Dom Otair Nicoletti

São Tiago representa coragem, fidelidade e vontade para testemunhar Cristo até as últimas consequências. Sua imagem nos faz lembrar que a fé não é só sobre palavras, mas também se mostra na ação, no serviço e no desejo de dar a própria vida se necessário for. 

Celebrado no dia 25 de julho, São Tiago ainda é um bom exemplo de missão e compromisso com o Evangelho inspirando cristãos de todo o mundo a manterem viva a chama da fé, da esperança e da caridade. Tiago era filho de Zebedeu e irmão de João Evangelista.

E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? E eles lhe disseram: Podemos. Jesus, porém, disse-lhes: Em verdade, vós bebereis o cálice que eu beber, e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado. Mas, o assentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence a mim concedê-lo, mas isso é para aqueles a quem está reservado. Marcos 10:35-40

Ambos eram pescadores no mar da Galileia quando foram chamados por Jesus para se tornarem “pescadores de homens”. Pertencente ao grupo dos discípulos mais próximos de Cristo — junto com Pedro e João — Tiago presenciou momentos significativos da vida do Mestre, como a Transfiguração e a agonia no Horto das Oliveiras. 

Entre os doze apóstolos de Jesus Cristo, São Tiago, também conhecido como Tiago Maior, ocupa um lugar de destaque na história do cristianismo por ter sido o primeiro apóstolo a derramar seu sangue pela fé. Sua trajetória é marcada por fé, coragem e testemunho de vida que inspiram cristãos até hoje, cativando e pescando homens para o Reino de Deus. 

Ser “pescador de homens” significa ser instrumento de Deus para salvar, reunir e conduzir as pessoas para Cristo. Tiago, junto com Pedro e João, fez parte do círculo mais íntimo de Jesus, testemunhando milagres e aprendendo diretamente com o Mestre o verdadeiro significado de evangelizar: sair de si mesmo, enfrentar perigos, superar tempestades e ter fé de que o trabalho da “pesca” não é em vão. 

Assim como na pesca do mar é preciso coragem, paciência e habilidade, na missão apostólica Tiago precisou de coragem para anunciar a Palavra em terras hostis, paciência para lidar com perseguições e habilidades para tocar corações endurecidos.

Viva São Pedro e Viva São Paulo!

 Fonte: PasCom da Paróquia Catedral São José

Deixe seu Comentário

Leia Também