Uma das categorias que tem atuado intensamente para reduzir acidentes e mortes no trânsito e não tem tido o reconhecimento devido das autoridades de Mato Grosso do Sul são os servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), conforme questiona a classe que vem acumulando prejuízos no passar dos anos.
Muito além de cumprir e fazer cumprir a Legislação de Trânsito, os servidores atuam na educação e fiscalização de trânsito e tráfego.
Buscando melhorias, a direção do Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul) se reuniu, na terça-feira (06), com o deputado estadual Júnior Mochi, na Assembleia Legislativa (Alems), visando tratar dos anseios e demandas da categoria, com foco principal na atualização da carreira dos servidores. Além do deputado, o encontro contou com a presença do presidente sindical, Bruno Alves, representantes do sindicato, membros da comissão e convidados.
Bruno destacou a importância de investir na categoria o que reflete diretamente na população. “A recomposição salarial do servidor do Detran e a reestruturação da carreira a fim de fortalecer as atribuições voltadas à execução da segurança viária é um investimento que repercutirá diretamente na qualidade de vida da população, com a redução de acidentes e mortes, tirando um custo da saúde e também da previdência social”, salienta o presidente.
Além disso, os salários dos servidores estão defasados e Estados com tamanho menor e até mesmo arrecadação muito inferior ao do Mato Grosso do Sul pagam o dobro de remuneração, como é o caso de Alagoas.
“A reunião se deu por conta do deputado que articulou o plano de cargos e carreiras em 2007 e 2009, e hoje no momento de atualização junto com a SAD, retomaram o trabalho em conjunto com o deputado para que a gente possa avançar num projeto de lei garantindo as nossas atribuições, uma recomposição salarial adequada, garantir a segurança jurídica das nossas atividades para que o servidor não seja considerado um administrativo qualquer, mas um servidor especializado na segurança viária dentro da segurança pública”, explicou Bruno Alves.
Saiba mais
O Detran é responsável pela atuação nos cinco eixos do trânsito:
1) controle e registro de veículos (isso envolve tudo que trata de veículos);
2) controle e registro de condutores (isso envolve tudo que trata de condutores);
3) engenharia (como suporte aos municípios);
4) educação de trânsito (a formação do pedestre, campanhas educativas, etc);
5) fiscalização de trânsito e tráfego.
O dirigente sindical ressalta que os servidores do Detran-MS estão se empenhado e intensificando os trabalhos de fiscalização e toda essa estrutura — que já tem demonstrado resultados significativos — conta com o apoio e suporte de uma série de servidores nas sedes administrativas.
“A fiscalização tende a ter uma visibilidade maior e para que ela seja efetiva existe todo um plano de fundo que é essencial para a Segurança Viária. Quanto mais servidores trabalhando no trânsito, mais seguro ele fica”, pontuou Bruno.
Roberta Cáceres/Jornal Servidor Público MS