Foto: Michelle Akamine/Assessoria Sindetran-MS
Em uma cerimônia carregada de simbolismo e força política, Bruno Alves da Silva Nascimento juntamente à sua diretoria tomaram posse na tarde desta terça-feira (20), no auditório do Detran-MS para a gestão 2026-2029 do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (SINDETRAN-MS). O evento não celebrou apenas a continuidade do trabalho aprovado pela categoria, mas também os 40 anos de fundação da entidade, destacando Bruno também integrante do Fórum dos Servidores Públicos de MS como uma das vozes influentes do funcionalismo público atual.
A nova diretoria assume após um processo eleitoral eletrônico, realizado em 12 de dezembro de 2025, com aprovação de 96,41% dos votos válidos, em que a Chapa União e Luta foi legitimada para dar continuidade ao trabalho de defesa dos servidores.
O termo de posse foi lido pelo Presidente da Comissão Eleitoral, Jean Carlo Lacerda, que oficializou a composição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
Estiveram presentes João César Matogrosso, Diretor Executivo do Detran-MS, Thiago Botelho, superintendente do Patrimônio da União (SPU-MS), Capitão da Polícia Militar, Thiago Mônaco, representando a presidente do União Brasil em MS, ex-deputada federal Rose Modesto. Do Fórum dos Servidores estiveram presentes Fabiano Reis (Sindijus-MS), Mario Jurado (Sinpol-MS) e Ana Claudia Gomes (Sisalms).
"O evento de posse marca não somente um ciclo, mas ele também tem muitos efeitos simbólicos: 40 anos de sindicato como instituição, 40 anos de luta. Uma luta que tem, junto com o Detran, o mesmo tempo de existência enquanto autarquia, com conquistas e muito trabalho por valorização", ressaltou Bruno Alves.
O presidente reforçou que o foco de sua gestão transcende as questões salariais, atingindo o propósito final do serviço público: "Espero que a gente tenha construído e trilhado um caminho plantando sementes que venham a dar frutos bons em breve, e com isso a gente consiga melhorar não só a qualidade de vida do servidor, mas também da população por intermédio dos nossos serviços. O serviço principal do servidor é salvar vidas nas vias públicas e formar um bom condutor", declarou.
Finalizando com um tom combativo, Alves deixou claro que a nova gestão não recuará diante de desafios: "O nosso maior interesse é a defesa do servidor, defendendo e denunciando, sem medo, porque é isso que nos move".
Principais metas
Entre as prioridades destacadas durante o evento estão:
A implementação definitiva do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração);
A busca pela jornada de 6 horas e a autonomia administrativa do DETRAN;
A criação do auxílio saúde para ativos e aposentados;
A valorização e formação política contínua dos servidores.
Diretoria Executiva União e Luta
Bruno Alves (Presidente
Ederson Ferreira Pedroso (Vice-Presidente)
Rafael Ferreira Tolotti (Diretor Executivo e Jurídico)
Adriana Conceição Rocha (Administração e Finanças)
Soila de Souza Elias (Formação Sindical)
Marcílio Xavier de Souza (Comunicação e Esportes)
1.º Suplente de Diretoria: Pio de Araújo Filho
2.º Suplente de Diretoria: Leandro Martins Arévalo
Conselho Fiscal
1.º Membro do Conselho Fiscal: Rosevalde Arruda do Amaral
2.º Membro do Conselho Fiscal: Eder Batista Angelo
3.º Membro do Conselho Fiscal: Elias Nunes Vieira
1.º Suplente do Conselho Fiscal: Patrick Rodrigues Cabriotti
2.º Suplente do Conselho Fiscal: José Ladário Pardo Sanches.
Fonte: Roberta Cáceres | Jornal Servidor Público MS
Fotos: Michelle Akamine | Assessoria Sindetran-MS