Economia

Após "tour", Lula sela 1º carregamento de carnes de MS para a China

Habilitação de 6 frigoríficos de MS irá aumentar em 46% a capacidade de venda para o mercado internacional

12 ABR 2024 - 16h:25 Por Redação/EC
Lula ao lado de autoridades e dos proprietários da JBS. Lula ao lado de autoridades e dos proprietários da JBS. - Foto: Henrique Kawaminami

Após conhecer a linha de produção e cumprimentar funcionários da JBS em Campo Grande, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) selou o primeiro carregamento de carne bovina de Mato Grosso do Sul que seguirá para a China ainda nesta sexta-feira (12). 

Acompanhado do governador Eduardo Riedel (PSDB), dos presidentes da JBS, Wesley e Joesley Batista, e do ministro de abastecimento e pecuária, Carlos Fávaro, Lula cumprimentou o embaixador chinês Zhu Qingqiao e registrou o momento ao lado de inúmeros funcionários da unidade, que aproveitaram o momento para tietar o presidente. O caminhão carregado com a proteína seguira por rodovias até o porto antes de ser embarcada ao país asiático. 

A habilitação de seis frigoríficos de Mato Grosso do Sul para exportação de carne bovina para a China irá aumentar em 46% a capacidade de venda de carnes para o mercado internacional. É o que indica o Ministério da Agricultura e Pecuária.

A habilitação dos frigoríficos JSB (uma unidade em Naviraí e duas plantas em Campo Grande), Marfrig em Bataguassu, Prima Foods em Cassilândia e Boibras em São Gabriel do Oeste terão um “incremento gigantesco” para a economia sul-mato-grossense. Até março, Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados a exportarem carne bovina para a China. Agora conta com sete. 

Antes, os frigoríficos de bovinos de Mato Grosso do Sul tinham potencial de exportar para a China um volume equivalente a no máximo 467 mil cabeças de gado por ano. Agora, são 2,3 milhões, acréscimo de mais de 1,8 milhão de cabeças. O Estado foi o que mais cresceu no ano e por isso foi o escolhido para realização do ato do primeiro embarque de carne para a China das plantas recém-habilitadas para exportar ao país asiático. 

Ao todo, foram habilitadas 38 frigoríficos nacionais para a exportar carnes para a China. As novas plantas habilitadas trarão um incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira no decorrer de um ano. 

CGNews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar