Após oito trimestres em queda e inflação em alta, a economia brasileira retoma o crescimento. O reconhecimento vem de uma das mais tradicionais publicações do mundo, a revista britânica The Economist.
Título da reportagem de capa da edição desta semana afirma que a “economia global desfruta de uma recuperação sincronizada”. No texto, o Instituto de Finanças Internacionais calcula que, em janeiro, os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, atingiram a taxa de crescimento mensal mais rápida desde 2011.
A The Economist aponta que “a economia brasileira encolheu nos últimos oito trimestres, mas, com as expectativas de inflação controladas, as taxas de juros estão caindo”. A revista ainda observa que, mesmo em locais com recessão, o pior passou.
PIB 2017
“Brasil e Rússia vão adicionar crescimento ao PIB global, não subtrair”, argumenta a publicação. No mercado financeiro brasileiro, a avaliação é semelhante. Os especialistas projetam a volta do crescimento para este ano e números mais expressivos a partir de 2018.
Fonte: Portal Brasil, com informações da The Economist