A partir de hoje, 06 de janeiro de 2025, o site Diário X traz entrevistas semanais exclusivas com pessoas que fazem a diferença em nossa cidade e região! Fique ligado para acompanhar histórias inspiradoras, debates relevantes, muitas informações e também emoção. Essa nova fase com entrevistas semanais vão te conectar ainda mais com o que acontece em nossa comunidade.
Personalidades locais, especialistas e histórias marcantes esperam por você, e essa é só uma das novidades do jornal Diário X para 2025. Comandando as entrevistas e algumas matérias que estarão no site e Facebook está a nossa parceira a jornalista Glenda Melo.
E, para abrir com chave de ouro esse novo quadro, a primeira entrevista de 2025 é com o vereador eleito mais votado de Coxim com 808 votos e agora também presidente da Câmara Municipal: Luiz Eduardo dos Santos (PP). Conheça um pouco da vida e os caminhos percorridos pelo jovem vereador até chegar à cadeira da Câmara municipal e à presidência do poder Legislativo coxinense.
Luiz Eduardo dos Santos, um genuíno coxinense de 26 anos, formado em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco, atua na área de Direito Previdenciário, teve no ano de 2024 um grande desafio: colocar seu nome à disposição do seu partido e disputar sua primeira eleição e muito longe de suas pretensões foi o vereador mais votado, obtendo 808 votos em sua primeira disputa. Vamos conhecer um pouco mais desse jovem promissor na política.
Começa agora o PAPO ABERTO com as entrevistas semanais do jornal online Diário X, que você poderá conferir todas as segundas-feiras.
Diário X: Luiz, desde já agradeço por receber o Diário X para essa entrevista de lançamento do quadro de entrevistas semanais e já vamos começar com sua história em Coxim, nos contando um pouco da sua vida.
Vereador Luiz Eduardo: Glenda, sou coxinense, nasci aqui, e como você disse sou um coxinense genuíno que carrega muito orgulho dessa terra e da nossa gente. Fiquei alguns anos fora por conta dos meus estudos mas, assim que terminei a faculdade não pensei duas vezes e quis retornar para Coxim e exercer minha profissão aqui, minha família toda está aqui, amigos, todos os laços mais importantes da minha vida estão aqui e Coxim também é abençoada por suas riquezas naturais e essa tranquilidade que nos proporciona essa sensação de paz e segurança, sou apaixonada por essa cidade.
Diário X: Você sempre teve ligação com política? Estava nos seus planos tudo que está acontecendo hoje em sua vida?
Vereador Luiz Eduardo: Sempre gostei de política, sempre foi motivo de conversas em casa, aquelas conversas saudáveis de sempre estar por dentro daquilo que acontecia na cidade, no estado, e no nosso país, e para falar a verdade sim, eu sempre quis estar nesse mundo e participar ativamente de movimentos que trariam benefícios para Coxim. Sinto mais como um chamado para transformar o lugar que vivo e das pessoas de Coxim, estava nos meus planos, sempre esteve, mas não achei que seria por agora.
Diário X: E como chegou para você esse convite para disputar as eleições 2024?
Vereador Luiz Eduardo: Aconteceram várias conversas com lideranças do meu partido, o PP. Foi uma situação muito pensada, decidida com muita responsabilidade para que o resultado final culminasse com minha candidatura. A política para alguns virou emprego, não pensam porque realmente estão lá, para alguns políticos deixou de ser uma luta por melhorias da vida da nossa gente para se tornar um lugar onde o ego fala mais alto, a ambição fala mais alto enquanto o povo anseia por melhorias, esse deve ser o objetivo de todos nós ali, que os egos fiquem em casa e que possamos trabalhar em prol de quem realmente precisa, nós estamos na Câmara Municipal pelo povo e para o povo e isso não devemos nos esquecer.
Diário X: Você esperava esses 808 votos e ser o vereador mais votado de Coxim?
Vereador Luiz Eduardo: Jamais Glenda, jamais, foi uma surpresa para a cidade quanto para mim, imagina, eu estava concorrendo com pessoas mais experientes que eu, tanto na experiência de vida quanto na política. Entendo esse resultado como um recado que a população coxinense de querer renovação, os eleitores estão mais exigentes mais informados com o auxilio da internet ficando mais fácil pesquisar sobre a vida de cada candidato e isso sem dúvidas auxilia no processo democrático.
Diário X: Foi uma campanha fácil?
Vereador Luiz Eduardo: (Risos) Nenhum pouco Glenda, foi difícil, infelizmente existem pessoas que usam do lado negativo da política para criar situações e obstáculos, coisas feias mesmo, jogadas sujas, mas nada disso é maior que a vontade do eleitor e quando o eleitor que não quer mais certo tipo de comportamento ele dá sua resposta nas urnas, foi uma campanha muito bonita para mim, muitos amigos me acompanharam, levaram meu nome para parentes, visitaram a zona rural, fazendas, chácaras, sítios e fizeram da minha caminhada a caminhada deles também por acreditar em mim e acreditar que eu tinha um projeto de melhorias para Coxim. Caminhei por todos os bairros e distritos do município e não deixei de passar em nenhum, ouvindo a população, percorrendo no sol, na chuva, fiz amigos entre uma visita e outra, a população de Coxim é sempre muito acolhedora, isso já está no nosso DNA, não foi um processo fácil, mas foi muito especial.
Diário X: Ao longo da sua caminhada você recebeu apoios muito importantes, nomes de peso na política que fizeram diferença no seu resultado, essa união garante benefícios para Coxim?
Vereador Luiz Eduardo: Sem dúvida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro do meu partido (PP) é um grande amigo, temos uma relação de amizade e parceria que vem amadurecendo a cada ano e claro que sua experiência e apoio foram determinantes nesse processo. O deputado estadual Junior Mochi (MDB) que tem uma relação com Coxim e não mede esforços para contribuir com a cidade, assim como do deputado federal Geraldo Rezende (PSDB) que muito tem ajudado Coxim e a senadora Tereza Cristina que também é do meu partido, que veio para Coxim durante minha campanha, caminhou comigo e meus colegas de legenda, sempre muito humilde, ela tem ajudado muito Coxim nos últimos anos, além de contar com o apoio integral do Dr. Edilson Magro, prefeito de Coxim, que fez um excelente trabalho em seu primeiro mandato consolidando uma parceria com o Governo do Estado, através do governador Eduardo Riedel e também da bancada estadual e federal e, são essas parcerias que consolidaram nosso resultado nas urnas e são com esses apoios que nosso mandato irá trabalhar.
Diário X: Eleição da Mesa Diretora vereador, ser escolhido praticamente por unanimidade, também foi surpresa? O senhor só recebeu um voto contrário.
Vereador Luiz Eduardo: Bom, vamos lá, sim, recebi 12 votos a favor para que eu exercesse o primeiro biênio na presidência da Câmara e somente 1 voto contrário. Também foi uma surpresa, primeira eleição, mais votado e presidente da Câmara, muitas responsabilidades e recebo essa responsabilidade com muita humildade, sabendo que sozinho não podemos fazer nada, a oposição sempre fez e sempre fará parte do processo democrático, imagina se todos pensassem igual, como seria? Neste momento a maioria achou que eu estava apto para esse primeiro biênio, sei das dificuldades e das responsabilidades que o cargo me imputa e darei o meu melhor para que juntos o poder Executivo e Legislativo possa caminhar em harmonia. Agradeço aos colegas da Casa de Leis que confiaram seus votos a mim. Que juntos possamos lutar pelo bem comum e que nossa caminhada permaneça nos próximos 4 anos de maneira respeitosa ao povo coxinense.
Diário X: A nova sede da Câmara Municipal, vereador, já existe um prazo ou estimativa de entrega da obra?
Vereador Luiz Eduardo: Sim, seguiremos o cronograma anterior e a estimativa é que a nova Câmara Municipal seja entregue para a população coxinense ate o final de 2025. A obra já está bastante adiantada, com 50% de conclusão.
Diário X: A Câmara Municipal de Coxim hoje conta com quantos funcionários no seu quadro?
Vereador Luiz Eduardo: 24 funcionários.
Diário X: O senhor acredita que irá enfrentar resistência durante seu biênio na cadeira da presidência?
Vereador Luiz Eduardo: Isso não é uma coisa que podemos prever, óbvio que discordâncias irão acontecer e faz parte e o lugar para debate é na Casa de Leis. Eu vou procurar conduzir da maneira que sempre conduzi minha vida, não gosto de discussões, brigas e situações que gerem desconforto, eu sou a favor da paz e do diálogo sempre e essa continuará sendo a minha postura.
Diário X: Vereador, pautas importantes para Coxim como a vinda do curso de medicina, geração de emprego e renda, reabertura do frigorífico e turismo também serão prioridades?
Vereador Luiz Eduardo: Com certeza, estaremos firmes nessas pautas, 2025 promete ser um ano de muito trabalho para todos os 13 vereadores de Coxim. A Câmara hoje é sem dúvidas uma Câmara bastante técnica, no sentido de buscar recursos e melhorias para a cidade e, essas pautas estarão em discussão, pois são pautas de extrema importância para a economia de Coxim, da região norte e do desenvolvimento local. Coxim já cresceu muito nos últimos anos e não podemos desacelerar esse processo, ele tem que ter continuidade.
Diário X: A Mesa Diretora ficou composta da seguinte maneira: o senhor como presidente para o biênio 2025/2026, vice-presidente Jefferson Aislan (Republicanos), primeiro- secretário Marcinho Souza (União Brasil) e segunda-secretária vereadora Lucia AAVC (PP). O senhor ficou feliz com essa composição?
Vereador Luiz Eduardo: Glenda, acredito que faremos um bom trabalho buscando sempre aquilo que seja melhor para Coxim. Estou feliz sim e acredito que somaremos juntos com os outros vereadores, o grupo está muito focado em trazer as melhorias para Coxim.
Diário X: Vereador, agradeço pela entrevista e, por favor, faça suas considerações finais
Vereador Luiz Eduardo: Glenda, agradeço muito por essa conversa agradável, pelo convite, fico honrado em ser o primeiro entrevistado dessa novidade que o Diário X implantou através do também jornalista e radialista Valdeir Simão. Esse sem dúvidas será um quadro que irá levar informação para toda população coxinense, tendo em vista a grande audiência também do Programa Sábado da Verdade em que o Valdeir conduz de maneira brilhante no rádio. Essas ferramentas como as entrevistas nos levam para mais perto do povo e faz com que o povo conheça como a Câmara Municipal tem trabalhado e irá trabalhar. A Câmara estará sempre à disposição da imprensa, sendo a casa do povo de Coxim e irei honrar cada voto recebido. Agradeço novamente ao site Diário X e a você por esse espaço, desejando um feliz ano de 2025 para os coxinenses. Abraços e muito obrigado a todos.
Glenda Melo – Jornalista/Diário X