Esportes

Campo Grande volta a sediar o Campeonato Centro-Oeste de Boxe após quatro anos

25 MAI 2022 - 14h:32 Por Redação/TR
Foto: Divulgação

Está tudo pronto para o Campeonato Centro-Oeste de Boxe 2022, que começa nesta quinta-feira (26) e segue até o próximo sábado (28), no ginásio da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande. A competição, apoiada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), retorna à capital após quatro anos.

Participarão do evento boxeadores campeões de sete seleções estaduais, além do Distrito Federal: Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Norte, que vão tentar o título em campeonato um totalmente imprevisível. “É difícil analisar qual seleção tem os melhores atletas. O boxe brasileiro evolui dia a dia e sempre surgem revelações. Numa circunstância como essa só posso dizer que não tem favorito”, explica o diretor de seleções da Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDBMS), Paulo Britto.

O Centro-Oeste de Boxe homenageará um dos fundadores da competição em 1995, o ex-atleta e ex-presidente da Federação de Mato Grosso, Sebastião Borges. O evento, que volta a acontecer após quatro anos, teve as últimas três edições realizadas em Mato Grosso do Sul: em 2016 e 2017 em Campo Grande e 2015, em Três Lagoas.

Neste ano, o campeonato será disputado nas classes elite (19 a 40 anos) e juvenil (17 e 18 anos). Na primeira, a disputa será nas categorias 51 kg, 57 kg, 63,5 kg, 71 kg, 75 kg, 80 kg, 92 kg e mais de 92 kg. Já a segunda nos 60 kg, 63,5 kg e 75 kg.

A solenidade de abertura está marcada para esta quinta-feira (26), às 17 horas e na sexta-feira (27) o início está programado para o mesmo horário. Já no sábado (28), duas sessões: 9h30 e 17h30. Segundo a FDBMS, serão aproximadamente 88 lutas no total, com média de 22 lutas por cada sessão. “O amante do boxe vai ter a oportunidade de assistir combates envolvendo alguns dos melhores do Brasil. Isso significa lutas de primeiríssima qualidade”, comenta Paulo Brito. Para assistir às lutas basta levar três quilos de alimento não-perecível.

Mato Grosso do Sul contará com 11 atletas, sendo um em cada uma das categorias de peso e classe. Um dos destaques é Valdeir Célio (71 kg elite), com trajetória e conquistas internacionais e nacionais. O pugilista foi vice-campeão do Torneio Internacional de Iquique no Chile, e medalhista em campeonatos brasileiros. O Centro-Oeste também conta com a experiência de Igor Arguello (63,5 kg), Rodrigo Queiróz (+91 kg) e Axel Rud (92 kg). Este último foi integrante da seleção brasileira e volta às competições nacionais após cinco anos. São atletas com longa trajetória, somando mais de 40 lutas no cartel.

O selecionado sul-mato-grossense ainda terá algumas novas sensações, como os ponta-poranenses Vinicius Jamaica (75 kg) e Kenidi Lucas (51 kg), além de João Gabriel (80 kg). A classe juvenil tem o corumbaense Paulo Vitorino (60 kg), Muriel Nunes (63,5 kg) e Divy Durê (71 kg). São atletas, que apesar de jovens, já possuem experiência nacional e são esperanças do boxe de Mato Grosso do Sul. Alguns sul-mato-grossenses estarão integrando seleções de outros estados. Entre eles estão Carlos Correa (+91 kg), Marcelo Lima Nunes, Paulo Lima e Artur Torres, além de Juliano Arantes (91 kg), Cristian Caceres (63,5 kg), Hygor Silva (63 kg) e João Victor Jesus (63,5 kg juvenil).

O Campeonato Centro-Oeste de Boxe 2022 é realizado pela Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul (FDMS) e tem o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com informações da FDBMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar