Estado MS

Dono de oficina é multado em R$ 50 mil por armazenar agrotóxicos em MS

20 MAR 2017 - 10h:37 Por Paulo Ricardo e Youssef Nimer
Ambiente não tinha condições físicas de armazenar o produto Ambiente não tinha condições físicas de armazenar o produto - Foto: PMA/Divulgação

O dono de uma oficina foi multado em R$ 50 mil por armazenar, ilegalmente, 8.851 litros e 500 quilos de agrotóxicos no município de Costa Rica, a 338 quilômetros de Campo Grande, nessa sexta-feira (17). Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), no local havia várias marcas do produto.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), fiscalizações foram realizadas em uma oficina mecânica de máquinas pesadas.

Os agrotóxicos estavam armazenados em uma sala pequena, mas o ambiente não tinha condições de receber o produto perigoso. Além disso, não havia proteção do solo, rótulos de risco ou quaisquer avisos de perigo.

Conduta contraria as normas técnicas e a legislação ambiental, como também a bula dos próprios produtos. O proprietário do local foi autuado devido às irregularidades.

Dentro da oficina, os policiais também constataram uma total falta de cuidado com óleos de máquinas manipuladas no estabelecimento, que caiam diretamente ao solo. Segundo a PMA, o chão não era impermeabilizado.

O agrotóxico foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica. Além de multado, o dono do local foi autuado administrativamente. O homem também foi notificado a tomar providência relativas ao contaminantes na propriedade.

Ele também vai responder por crime ambiental de produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos, previsto no artigo 56 da Lei 9.605/1998.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar