Estado MS

Mato Grosso do Sul e a deliciosa chipa entram no roteiro da Turma da Mônica

23 OUT 2021 - 15h:47 Por Redação/EC
Mato Grosso do Sul e a deliciosa chipa entram no roteiro da Turma da Mônica    Mato Grosso do Sul e a deliciosa chipa entram no roteiro da Turma da Mônica - Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul entrou na rota gastronômica de um dos grupos de personagens infantis mais conhecidos do País, e tem espaço destacado no livro “Turma da Mônica pelo Brasil – Comidas Típicas”. 

Na publicação, que acaba de ser lançada pela editora Dentro da História, os famosos personagens criados por Mauricio de Sousa dão um rolê gastronômico por sete estados brasileiros, com direito a uma comilança de chipa sul-mato-grossense na parada final, sob a liderança da Magali.

“Quando a editora nos passou essa ideia, logo aprovamos, porque falar de culinária é falar de cultura. O Brasil tem diversas regiões com hábitos alimentares que muitas crianças não conhecem, e nada melhor do que conhecer pratos e sabores para unirmos um povo. 

Pelo menos é o que a Magali pensa”, afirma ao Correio do Estado, com o seu humor habitual, o consagrado cartunista.

De norte a sul, passando pelas cinco regiões do País, os quitutes abordados no livro, além da chipa, são: a maniçoba do Pará, o barreado do Paraná, o acarajé da Bahia, a carne de sol do Rio Grande do Norte, o mugunzá da Paraíba e a moqueca capixaba do Espírito Santo.

“A chipa é um biscoito que toda criança gosta. Desde minha infância eu adoro”, confessa Mauricio de Sousa. “Mas em Mato Grosso do Sul tem várias outras comidas que dão água na boca. Claro que os pratos com os peixes da região, como pintado, dourado e pacu, são especiais”, completa.

Prestes a completar 86 anos, no dia 27, o desenhista assumiu os cabelos brancos há pouco tempo e lança, no dia do aniversário, um livro bem diferente, “Sou Um Rio” (Editora Nova Fronteira), o primeiro sem a Turma da Mônica, com texto de sua autoria, sobre a questão ambiental, mas com ilustrações feitas por Mauro de Sousa, um de seus 10 filhos. 

“Estou me devendo uma visita a Mato Grosso do Sul. A região toda merece nossa admiração e nossos cuidados com o meio ambiente”, promete o artista. “E por falar nisso, nosso Chico Bento adora a região, com seus rios e lagos. Aliás, o personagem é embaixador da WWF para preservação do Pantanal”, conta.

Mato Grosso do Sul e a deliciosa chipa entram no roteiro da Turma da Mônica - Divulgação

Dentro da aventura

“Turma da Mônica pelo Brasil – Comidas Típicas” está à venda (R$ 69,90 mais o valor do frete) pelo site da editora (www.dentrodahistoria.com.br), que recomenda a publicação para crianças com idade entre seis e 12 anos. 

O mimo extra para os pequenos é poder se ver dentro da aventura. Ao iniciar o pedido no site, um avatar personalizado, de acordo com as características físicas e figurino habitual da criança, vai sendo criado conforme o preenchimento das informações. 

O nome do jovem leitor, e mestre-cuca, já que o livro apresenta as receitas com ingredientes e modo de preparo, vem estampado na capa.

Diego Moraes, chefe de design da editora, diz que o objetivo da publicação é fazer com que o leitor tenha conhecimento do quanto o Brasil “é incrível” e aprenda a valorizar as tradições brasileiras e seus patrimônios históricos e culturais. 

“Para nós, fazer esse livro com a Turma da Mônica foi perfeito, já que os personagens são conhecidos em todos os cantos do País”, afirma o designer, também responsável pelo volume anterior, “Turma da Mônica pelo Brasil – Capitais”, que dá início à coleção.

Comendo e aprendendo

“A seleção foi feita por meio de uma extensa pesquisa, contemplando todos os estados do Brasil. A partir disso, escolhemos os elementos que mais representam cada local, considerando o potencial para o ângulo educacional do livro, sempre pensando na diversidade e nas tradições brasileiras". 

"O intuito é que, além de ser uma leitura divertida, a criança aprenda e conheça sobre nossa cultura e pluralidade”, explica Moraes.

O designer destaca a riqueza de Mato Grosso do Sul, citando o caribéu e o tereré. E por que a chipa? 

“A chipa é um prato bem típico que acaba sendo desconhecido em diversas regiões, que conhecem mais o pão de queijo. E tem um preparo divertido para a criança fazer com a família". 

"Neste livro queríamos trazer pratos típicos variados, doces e salgados, com preparos, ingredientes e nomes diferentes para instigar a curiosidade da criança e apresentar diferentes aspectos culturais da gastronomia de cada estado”, finaliza.

Correio do Estado MS - Márcia Pierry

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar