Estado MS

Vai ferver: Mato Grosso do Sul terá verão ainda mais quente com chuvas abaixo da média

Estado enfrenta onda de calor extremo com cidades entre as mais quentes do Brasil

17 DEZ 2023 - 01h:02 Por Emilly Constanci
Foto: Reprodução Gov/MS

Em meio a nova onda de calor que eleva os termômetros em Mato Grosso do Sul, a meteorologia prevê um verão ainda mais quente no Estado em 2024. O prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) revela que as chuvas serão abaixo da média. O verão começa na próxima quinta-feira (21).

Normalmente, a média para o trimestre de janeiro a março varia de 500 a 700 milímetros de chuva acumulada, sendo de 400 a 500 mm na região sul, pantaneira e sudoeste. Os gráficos de referência mostra que o volume ficará ligeiramente abaixo da média histórica.

Já as temperaturas devem ficar acima do normal para a estação, marcada por calor, maior disponibilidade de umidade e aumento dos índices pluviométricos.
 
"A previsão para a temperatura do ar indica que [o trimestre] deve ficar acima do que é esperado, ou seja, um trimestre bem mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul", descreve o relatório.

Novas ondas de calor

O fenômeno El Niño, que representa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, terá mais intensidade nos próximos meses. Além disso, a previsão indica que a condição pode potencializar a formação e a intensidade das tempestades no Estado.

Outro impacto do fenômeno é que pode amplificar as altas temperaturas já registradas na primavera e, consequentemente, pode gerar novas ondas de calor. Através da análise é possível identificar que outros sistemas de alta pressão atmosférica devem se formar durante o verão.
 
"Nesse sentido, devemos ter a formação de bloqueios atmosféricos, resultando em altas temperaturas e, até mesmo, novas ondas de calor em Mato Grosso do Sul. O El Niño possui uma condição menos previsível para o Estado. Porém, a tendência geral é de padrões de temperaturas mais elevados. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima".

Karina Campos/Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar