A Festa do Divino Espírito Santo começou em Coxim há mais de 128 anos, sendo considerada a mais antiga de Mato Grosso do Sul. Com o tempo os próprios moradores de Coxim que vieram para Campo Grande resolveram trazer a tradição e fazer a festa também na cidade. Ela faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.
A Festa do Divino Espírito Santo reúne fé, música, tradição, comidas típicas, artesanato local e bingo. As pessoas recebem a visita dos festeiros com a bandeira do Divino, retribuem com ofertas amarradas na bandeira e passam debaixo da bandeira, uma tradição com o significado de conservar a presença do Espírito Santo na casa.
A festa é considerada a maior manifestação religiosa e cultural de Coxim e a manifestação religiosa e cultural mais tradicional da região norte de Mato Grosso do Sul, sendo realizada desde o ano de 1895.
A saída da Bandeira é a ocasião em que a comissão de festeiros (Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira) toma posse e, com suas esposas e familiares, passam a conduzir os preparativos para a Festa do Divino.
Com um pequeno conjunto de músicos um violeiro, um Sanfoneiro e um Taroleir, os festeiros passam a acompanhar o Alferes no “Giro da Bandeira”, que visita residências, estabelecimentos comerciais e fazendas, levando as bênçãos do Divino e arrecadando donativos para a Festa, que acontece ao longo de nove dias na segunda quinzena do mês de julho.
Para cada etapa da visita, os foliões entoam músicas com diferentes mensagens: a anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas e doações recebidas; e a despedida da Bandeira.
Estas visitas despertam comoção e alegria, e, dependendo da hora, transformam-se num grande almoço, num churrasco, ou até mesmo num baile animado, noite adentro.
Em meio às demonstrações de fé na parte religiosa da festa também existe o momento de confraternizar com amigos, e este ano uma programação especial e imperdível foi preparada com muito carinho, que acontecerá no domingo, 09 de junho.
A abertura da 27ª Festa do Divino Espírito Santo em Campo Grande ficará por conta do grupo Trem Bão que abrirá o Baile, em seguida a festa continuará com o Sanfoneiro Marlon Maciel e Trem Pantaneiro.
Garanta seu ingresso antecipado em Coxim no Bar do “Zé Tombado", para os que comprarem seus ingressos no bar terão direito a vaga em um ônibus que sairá de Coxim 5 da manhã da praça do Pé de Cedro no domingo e retornará para cidade no final do dia.
Realização: Amades
Apoio:
Governo do Estado de MS
Fundação de Cultura
Sectur.
Glenda Melo/Diário do Estado