Inah Canabarro Lucas, brasileira de 116 anos, recebeu o “título” de pessoa mais velha do mundo neste sábado (4). A informação foi confirmada pelo instituo Longeviquest, banco de dados com informações de longevidade pelo mundo, após morte da japonesa Tomiko Itooka no dia 29 de dezembro.
Inah é natural de São Francisco de Assis (RS), mas vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil. Ela já morou também no Rio de Janeiro e em Montevidéu, no Uruguai.
Ela começou sua vida religiosa aos 16 anos, quando ingressou no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Aos 110 anos, recebeu reconhecimento e uma bênção apostólica do Papa Francisco.
Em 2022, também em janeiro, a freira foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil. A nomeação foi concedida após a morte de Antônia de Santa Cruz.
Entretanto, o Guinness World Records, famoso livro dos recordes, ainda não formalizou o título e não divulgou quem vai passar a liderar a lista após morte da japonesa Tomiko.
Valem lembrar que o Brasil também possui o título de homem mais velho do mundo. João Marinho Neto, de 112 anos, foi reconhecido pelo Guinness Book em novembro de 2024.
Cearense, nascido em Maranguape, o homem mora atualmente em um lar de idosos em Apuiarés. Mesmo com dificuldades de locomoção e de vista, ele é lúcido e gosta de conversar. Segundo um de seus filhos, João não toma remédios e não tem problemas de saúde.
Com informações do UOL