Um menino de 1 ano e 6 meses, morreu no início da tarde desta sexta-feira (2) na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vida Nova, região norte de Campo Grande. A criança teria se engasgado com leite durante a noite, e não acordou pela manhã.
Segundo as informações da Polícia Militar, a criança broncoaspirou o leite e foi levada às pressas pela mãe para a unidade de saúde.
O menino teria dado entrada no posto em parada cardiorrespiratória, quando foram feitas manobras de reanimação. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado para auxiliar no socorro.
A tentativa de reanimação durou cerca de 50 minutos, mas sem sucesso.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a criança foi levada pela mãe por volta das 10h na unidade de saúde. A criança tinha paralisia cerebral e epilepsia, e fazia uso de sonda gástrica para dieta.
O menino chegou na unidade no colo da mãe em parada cardiorrespiratória e cianótica (é a coloração azulada ou acinzentada da pele decorrente da falta de oxigenação no sangue).
“O atendimento foi iniciado imediatamente pelos dois médicos da USF, sendo iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar que duraram 50 minutos. O SAMU chegou 15 minutos depois do acionamento, e assumiu as manobras. A mãe relatou à unidade que a criança já tinha sofrido um engasgo na noite de quinta-feira e teve episódio de vômito e febre, e hoje de manhã percebeu que a criança não acordou“, diz a nota.
Agora o corpo será examinado pelo IML.
Midiamax