Geral

Cabelo Maluco diverte crianças nas escolas, mas quem 'enlouquece' são as mães

Atividade que ganhou repercussão nas redes sociais foi adotada por escolas de todo o país e movimenta as famílias às vésperas do dia das crianças.

8 OUT 2025 - 14h:09 Por Redação/WK
Lavínia, Helena, Lívia e Arthur com cabelos malucos em 2024.  Fotos: Arquivos pessoais Lavínia, Helena, Lívia e Arthur com cabelos malucos em 2024. Fotos: Arquivos pessoais

Azul, laranja, rosa, verde. Com personagens, animais e até garrafinhas de refrigerante, a criatividade não tem limites quando o assunto é "cabelo maluco". A atividade ganhou repercussão nos últimos anos e marca a semana que antecede o dia das crianças nas escolas.

Neste ano não foi diferente e, em busca de alegrar os filhos, a correria toma conta das famílias, principalmente, das mães. Para a professora Amanda Dal’Ongaro, mãe das gêmeas Helena e Lavínia, a brincadeira até dá trabalho, mas ver a felicidade das filhas compensa qualquer esforço.

“Eu sei que divide muitas opiniões, tem mães que não gostam, que é uma sobrecarga e querendo ou não, sobrecarrega a gente mesmo. Mas a gente já se prepara e eu fico muito feliz pela felicidade das meninas, em irem para a escola num dia super divertido, que elas sabem que é um dia de brincadeira e que elas vão ver seus colegas, suas amiguinhas, todas com cabelos divertidos e é só sorriso”, comenta Amanda.

Ela contou para a reportagem que os cabelos malucos das filhas foram de marcas de refrigerantes famosos. Desta vez, as opções pensadas por mãe e filhas são erva de tereré, árvore-de-natal ou jardim das capivaras.

“Acho que a maior dificuldade é olhar os modelos que a gente tem no Google, na internet e replicar esses modelos, tentando gastar pouco e tentando fazer aquilo proposto com as coisas que a gente tem em casa”.

Dos mais elaborados aos mais simples, a brincadeira também movimenta a vida da empresária Leize Lima, mãe da Lívia e do Arthur. Segundo Leize, os filhos esperam o ano todo para escolher qual penteado vão fazer.

“Minha filha escolheu o mesmo penteado do ano passado, mas mudou a cor do spray para roxo. Já o Arthur queria um cabelo igual ao meu, que é ruivo, e pediu o espelho laranja, inclusive na sobrancelha”, relata Leize.

Para a empresária, a brincadeira é um momento que permite aos filhos uma distração.

“É um momento que estar com os coleguinhas, fazendo algo diferente na semana da criança. Mas a minha maior dificuldade que eu tenho em relação a cabelo maluco é encontrar as coisas na cidade, já que todo mundo deixa para última hora”, finaliza a mãe.

A atividade é também uma diversão para as crianças, que acordam cedo para se preparar e enfrentam até uma gripe, como na Ana Lívia, que foi uma das mais elogiadas pela turma ao participar com cabelo de macarrão instantâneo.

"Não fui eu que escolhi, foi minha mãe. Acordei umas 6 horas para ela fazer e, mesmo não me sentindo muito bem, vim e gostei muito”, contou, sorrindo.

g1 MS e TV Morena 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar