O Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), participou do 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, nos dias 3 e 4 de outubro. O evento foi direcionado aos prefeitos, instituições, gestores públicos, fornecedores e ao público em geral.
O Congresso, que teve o objetivo de promover diálogo sobre municipalismo, governança e inovação na gestão pública, também promoveu uma feira de networking exclusiva, fomentando a interação entre prefeituras, fornecedores e instituições de produtos, serviços e soluções voltados para o setor público.
O presidente do Cointa e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, destacou a importância da realização do congresso e ressaltou a participação do Consórcio, uma das instituições apoiadoras do evento. “A participação do Cointa nesse 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, é fundamental para que juntos, possamos falar sobre governabilidade, debater estratégias e estabelecermos metas para que juntos possamos sair desse momento de crise que estamos atravessando no Brasil. É através de eventos como este que conseguimos delinear estratégias, de nos conectar com a inovação”, disse.
Enelto disse ainda que o evento ficará marcado na história de Mato Grosso do Sul. “O Congresso dos Municípios está sendo realizado em um momento oportuno, enquanto Propostas de Emenda à Constituição (PECs) importantes estão sendo discutidas a nível nacional, a Assomasul e os consórcios municipais estão prontos para apoiar todas as cidades do estado”.
Com painéis de discussão e palestras inspiradoras, o Congresso proporcionou um ambiente com ideias inovadoras, estratégias eficazes e melhores práticas de governança.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, falou sobre as expectativas para o congresso e parabenizou a Assomasul pela organização e realização do evento. “Hoje, aqui, todas as discussões referentes a políticas públicas vão ser colocadas e, a tendência é que isso se torne cada vez mais forte lá no serviço público, na saúde, na educação, na segurança pública, nos serviços que são utilizados por todos os cidadãos”, pontuou.
Representando o governo federal, a Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet também destacou a relevância do Congresso. “Reunir aqui prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, para que tragam as demandas de seus municípios, e ouvirem o que os governos estadual e federal têm a dizer sobre como podem ajudar os municípios nesse momento de dificuldade, é sem dúvida, muito significativo. Venho representando o governo do presidente Lula, para lembrar que estamos apoiando a PL 136, que recompõe aquilo que os municípios e estados perderam no ano de 2022, com a desoneração do ICMS, impactando negativamente a receita dos municípios”, comunicou.
Cleiton Oliveira, biólogo, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e coordenador adjunto do Cointa destacou a importância do 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. “O Cointa acredita muito na integração e no compartilhamento de experiência de estratégias. Esse congresso representa esse momento de compartilhamento entre os municípios, entre os consórcios, entre as empresas, entre os outros parceiros, inclusive o poder público. Então, o evento conseguiu interagir, promover a troca de experiências e fortalecer estratégias conjuntas”, finalizou.
Participaram do Congresso os prefeitos Manoel Nery (Camapuã), Edilson Magro (Coxim), William Fontoura (Pedro Gomes), Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinópolis), Gustavo Sprotte (Bandeirantes), Delegado Cleverson (Costa Rica), Marcela Ribeiro (Corguinho), Juvenal Consolaro (Figueirão), Anísio Andrade (Paraíso das Águas), Cleidimar Camargo (Rio Negro, Reus Fornari (Rio Verde de Mato Grosso), Francisco de Paula Ribeiro Junior (Rochedo), e Jeferson Tomazoni (São Gabriel do Oeste).
AssCom Cointa