Mãe, avó, bisavó, tataravó e referência para toda a família, a aposentada Leonora Timóteo de Souza, moradora de Campo Grande (MS), celebrou 100 anos de vida nesta segunda-feira (29).
Para comemorar os 100 anos de Leonora, que é conhecida como 'Dona Nó', foi preciso alugar um salão que acomodasse os 150 convidados, todos membros da família. A aposentada teve 9 filhos, 22 netos, 22 bisnetos e 4 tataranetos.
“A vida é muito boa, sempre vivi com amor e alegria. Hoje tenho filhos, netos, bisnetos e até tataranetos. É um presente de Deus ver o ciclo da vida acontecendo. Me sinto muito feliz e honrada”, compartilhou Dona Nó ao g1.
Na festa, que ocorreu no domingo (28), a aniversariante dançou, comeu, tirou fotos com todos os convidados e soprou as velinhas de 100 anos de vida.
Ao ser questionada sobre o segredo da longevidade, Dona Nó afirma que vive rodeada de pessoas especiais e, o principal, ser feliz. Ela conta que busca fazer tarefas domésticas para se exercitar e adora bordar. “Eu faço tapete, fio de malha, o meu trabalho me deu muita felicidade e nunca quero parar”.
Dos nove filhos, todos estiveram presentes na celebração. Eles dizem ter sorte de ver a aposentada chegar aos 100 tão bem. Para a filha Marisa Luiz de Souza, a felicidade da mãe, mesmo nos momentos mais adversos, foi fundamental para a vida longa.
“Eu me sinto honrada e agradecida a Deus por ver a minha mãe tão bem e feliz. Nunca saí de perto dela e isso não tem preço. O jeito dela me ajuda a viver melhor”.
O Censo Demográfico 2022, revelou que o Brasil tem mais de 37 mil habitantes com mais de 100 anos de idade, conforme mostrou o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, o país tinha 24 mil centenários.
De acordo com o último levantamento, são 37.814 brasileiros que ultrapassaram um século de vida e quase três em cada quatro são mulheres.
g1 MS