Acostumada a pagar no máximo R$ 300 de luz, a diarista Maria Dalva Bressanin, de 55 anos, teve uma surpresa desagradável neste mês. Na manhã desta segunda-feira (6), a conta de energia referente ao mês de outubro chegou e nela, estava o “presente” para a moradora do bairro Parque Novos Estados: teria de desembolsar R$ 4.224,83.
Dalva contou ao Campo Grande News que recentemente a concessionária de energia solicitou que ela fizesse a mudança do padrão, colocando-o para fora, para facilitar a leitura. “Assim que eles fizeram a notificação, eu já arrumei tudo que precisava e os chamei para fazer a mudança”, contou a moradora.
Em menos de 15 dias após a troca do padrão, a conta de luz chegou e a diarista que pagava no máximo R$ 300 de luz, agora terá de arcar com quase R$ 5 mil.
“Eu passei mal só de ver, não conseguia acreditar naquilo. Eu levei um susto, a única coisa que passa na minha cabeça é: como vou pagar esse valor? Por que iria pagar tudo isso? Nem fico em casa, trabalho o dia todo fora, não tem ar, nada dessas coisas que gastam tanta energia”, disse.
Na descrição da fatura, diz que o valor consumido é de R$ 1.031,15. O restante são das taxas cobradas pela concessionária. A empresa já entrou em contato com a diarista e avisou que ocorreu um erro, por isso, a fatura já havia sido cancelada.
A Energisa esclareceu, via assessoria de imprensa, "que, em situações de reclamação de variação de consumo, a empresa realiza uma minuciosa análise dos dados, inclusive - se necessário - com verificação na própria unidade consumidora". No caso de Maria Dalva "houve uma falha durante a substituição do medidor". "A fatura será corrigida e encaminhada ao cliente, que já foi informado sobre as tratativas", completa nota enviada à reportagem.
Ana Beatriz Rodrigues/CGNews