Manhã ensolarada em Campo Grande (Foto: Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)
Cidades de Mato Grosso do Sul ocupam o pódio entre as regiões mais quentes do Brasil nas últimas 24 horas. No domingo (1º), Água Clara, Porto Murtinho e Três Lagoas ultrapassaram os 40°C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os termômetros marcaram 40,8°C em Água Clara, enquanto Porto Murtinho e Três Lagoas registraram 40,3°C. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que essas regiões também apresentaram extremos na umidade relativa do ar, variando entre 14% e 28%.
A lista indica que, entre as 15 cidades mais quentes do país, o Estado ocupa 11 posições, com máximas entre 37°C e 40°C. Campo Grandechegou à marca de 36,1°C, sendo a segunda capital mais quente do Brasil.
Ameno em dezembro
O primeiro dia de dezembro começou com calor intenso e possibilidade de chuva, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Os meteorologistas avisam que pode haver mudança no tempo com o avanço de uma nova frente fria, aliada à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.
Segundo o Cemtec, as condições atmosféricas serão favoráveis à formação de tempestades, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Também são esperados acumulados significativos de chuva, que podem superar 40 mm em 24 horas.
Campo Grande e outras 63 cidades de Mato Grosso do Sul estão na lista amarela do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para previsão de tempestades. A classificação indica ‘perigo potencial’, com possibilidade de granizo e rajadas de vento de até 60 km/h.
O aviso do Inmet é válido até às 23h59 desta segunda-feira (1°). Há previsão de chuva de até 30 milímetros por hora, chegando a 50 milímetros no dia. Os meteorologistas do Inmet consideram que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Além de Mato Grosso do Sul, estão na lista cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. O Inmet indica cuidados necessários em caso de tempestades e rajadas de vento:
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).