Cada vez mais a população precisa ficar atenta para não cair em golpes ao usar a internet. Desta vez, os golpistas estão utilizando o site que, supostamente, é da concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica, Energisa, para aplicarem o golpe.
Neste mês de janeiro o Procon de Coxim recebeu diversas reclamações de consumidores que pagaram as contas de energia e ainda constavam no relatório as faturas em aberto.
Como funciona – A dinâmica do golpe é simples, porém, eficiente para os golpistas. Ao acessar um site que supostamente pertence à empresa e emitir a segunda via da fatura, o consumidor acredita estar quitando seu débito com a concessionária, porém, ao confirmar o pagamento, os valores são direcionados para a conta dos estelionatários.
O consumidor percebe que caiu em um golpe depois que a transação foi efetivada ou quando recebe o aviso de atrasou ou de corte. Ao checar no site ele percebe que o débito continua pendente.
Como evitar? – O cuidado ao realizar um pagamento, ao fazer qualquer operação de quitação de débito pela internet, o consumidor redobre os cuidados, checando atentamente o valor, o destinatário, o CNPJ ou CPF do favorecido.
Nunca forneça seus dados por telefone ou aplicativos a ninguém. Na dúvida, para solicitar uma segunda via, procure o escritório da Energisa ou acesse o site oficial da empresa.
Nota da Energisa:
A Energisa esclarece aos clientes que o pagamento da conta de energia pelo sistema PIX deve ser feito pelo QR Code disponível nas faturas impressas ou selecionar essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa ON ou em qualquer outro canal de atendimento oficial da concessionária.
A Empresa reforça também que investe continuamente em segurança tecnológica e segue a regulamentação de proteção de dados dos clientes, cumprindo integralmente a LGPD. A Energisa possui em seus canais as ferramentas e soluções para evitar fraude e outros incidentes.
A Distribuidora ressalta que é essencial que os clientes usem os canais oficiais de atendimento da Energisa e confiram os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento, para evitar quaisquer transtornos. Em caso de suspeita de golpe, informe imediatamente a polícia.
Canais Oficiais de atendimento Energisa:
Site: www.energisa.com.br
Whatsapp Gisa: www.gisa.energisa.com.br
Aplicativo: Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular).