Geral

Risco de danos e até de explosão de eletrônicos no calorão é alerta para sul-mato-grossenses

Saiba quais são os cuidados necessários para evitar danos nos aparelhos eletrônicos no dia a dia

17 MAR 2024 - 20h:34 Por Redação/EC
Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax

Termômetros marcando próximo dos 40°C não refletem em problema apenas para o corpo humano: dispositivos eletrônicos também sofrem riscos de danos e, em alguns casos, até de explosão. Assim, em tempos em que esses itens são extensão do corpo humano – a exemplo dos telefones celulares – sul-mato-grossenses precisam ter cuidado redobrado com o manuseio deles.

Recentemente a Apple, que produz o iPhone, atualizou o manual do smartphone mais cobiçado sobre os perigos de dormir com o aparelho celular próximo da cama, caso ele esteja conectado à tomada. Segundo a empresa, esse hábito comum entre os usuários pode ser perigoso e resultar em ferimentos e até na morte.

A mesma recomendação é válida para o cabo de carregamento, que deve permanecer longe do corpo, especialmente da cabeça e do rosto, para evitar lesões durante a recarga. A atualização também recomenda que o usuário não deva dormir ou sentar sobre esses dispositivos, e evitar colocá-los sobre o cobertor, debaixo do travesseiro ou do próprio corpo enquanto a bateria é recarregada.

Todas as recomendações estão associadas ao calor gerado pelo próprio dispositivo durante o processo de uso e, principalmente, de carregamento. Com as temperaturas surreais registradas nas ondas de calor, a situação pode ficar ainda mais grave, acendendo o alerta com os gadgets.

E não são apenas celulares. Qualquer dispositivo eletrônico gera calor. Não é por menos que computadores e notebooks possuem cooler, um ventilador que ajuda a manter a temperatura de alguns itens no nível adequado, evitando, assim, danos ao equipamento.

Superaquecimento, um risco real

O maior risco que o usuário corre ao dormir próximo ao aparelho está relacionado ao superaquecimento do eletrônico. Isso pode acontecer quando cobrimos o aparelho com algum objeto ou tecido, quando estamos expostos a locais muito quentes ou, ainda, com pouca ventilação. 

Outro problema, ainda mais comum e perigoso, é a utilização de carregadores paralelos, não recomendados pelo fabricante e, possivelmente, sem passar por testes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

“Na concepção do aparelho, o fabricante projetou um carregador com características técnicas de tensão, frequência e corrente elétrica de entrada e saída específicos para aquele aparelho. Então, se fazemos o uso de carregadores que não respeitam essas características, podemos levar o eletrônico ao superaquecimento”, explica Emerson Bueno, engenheiro eletricista.

Segundo o especialista, estes mesmos riscos relacionados ao superaquecimento dos aparelhos celulares podem acontecer com notebooks, tablets, videogames portáteis, dispositivos de leitura digital e caixas de som portáteis.

Risco de danos e explosões são maiores no verão?

Se esse tipo de acidente está relacionado ao superaquecimento de aparelhos, é muito importante, sim, redobrar ainda mais os cuidados com o eletrônico durante o verão ou dias quentes, como os que temos encarado em Mato Grosso do Sul.

“Quando os equipamentos eletrônicos são projetados, eles são especificados para funcionar em um intervalo de temperatura ambiente, por exemplo, de 0°C a 35°C. No verão, a temperatura máxima pode ser ultrapassada, o que pode contribuir para o superaquecimento, principalmente em um ambiente quente e fechado. O calor excessivo pode danificar a bateria do equipamento, aumentando o risco de explosão”, pontua Emerson.

Por isso, para evitar exposição aos riscos de danos e explosões, as recomendações são:

- Ler o manual de instruções do equipamento, principalmente as informações de segurança;

- Utilizar sempre carregador recomendado pelo fabricante;

- Carregar o aparelho em local fresco e ventilado;

- Evitar deixar o celular exposto ao sol por longos períodos;

- Não utilizar capas ou cases que impeçam a dissipação de calor do celular (verificar a compatibilidade com o fabricante, antes da aquisição);

- Se notar qualquer sinal de problema no celular, como superaquecimento, cheiro estranho ou deformação da bateria, pare de usá-lo imediatamente e leve-o à assistência técnica autorizada.

E no período de chuva, devo tirar os eletrônicos da tomada?

É muito comum ter essa preocupação, já que crescemos ouvindo nossos pais e avós alertarem para os riscos de ter o aparelho eletrônico queimado durante longas tempestades. Sobre isso, o especialista explica que a probabilidade para riscos, ou não, está totalmente ligada à instalação elétrica do local.

“Se a instalação elétrica foi projetada e executada por profissionais habilitados, que levaram em consideração as normas técnicas aplicáveis, materiais que respeitem os padrões de qualidade exigidos e dispositivos de proteção elétricos adequados, não é necessário retirar o equipamento da tomada em dias de chuva”, finaliza.

Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar