Geral

Sem trégua: frente fria deve favorecer mais chuvas acima de 40 mm e ventos de 60 km/h em MS

14 NOV 2025 - 14h:14 Por Redação/EC
Chuva em Campo Grande. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax) Chuva em Campo Grande. (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

O tempo instável permanece em Mato Grosso do Sul até a próxima segunda-feira (17), por influência de uma frente fria oceânica associada ao transporte de calor e umidade e deslocamento de cavados invertidos. O cenário favorece mais chuvas que podem ultrapassar 40 milímetros em 24h, além de ventos de 60 km/h.

Ao longo dos próximos dias, o sol deve aparecer entre as nuvens. Todos os municípios podem registrar chuvas intensas e tempestades, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Os modelos meteorológicos apontam acumulados significativos de precipitação, com volumes acima de 30 a 40 milímetros em 24h, com destaque para as regiões sudoeste, oeste e norte do Estado. Os ventos
atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Prepare o guarda-chuva

A possibilidade de chuva persiste entre domingo (16) e segunda-feira (17). Há possibilidade de pancadas de chuva em pontos isolados, especialmente nas regiões centro-sul e oeste do Estado.

Na segunda-feira, o avanço de uma frente fria intensifica as instabilidades atmosféricas sobre Mato Grosso do Sul. As condições favorecem a ocorrência de chuvas mais generalizadas e, localmente, intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O Cemtec ainda indica que essa configuração meteorológica decorre do intenso transporte de calor e umidade da região amazônica, associado à atuação de áreas de baixa pressão e à passagem de cavados. Os acumulados de precipitação podem superar 40 mm/24h, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste.

Ameno na temperatura

Consequentemente, as temperaturas devem ficar amenas. Estão previstas mínimas entre 19 e 23°C e máximas entre 23 e 26°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21 e 23°C e máximas de até 27°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas variam entre 18 e 23°C, com máximas entre 23 e 29°C. Nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros registram mínimas entre 20 e 23°C e máximas entre 27 e 33°C.

Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar