Geral

TSE alerta que mais de 5 milhões de eleitores terão o título cancelado

Prazo para regularização da situação do documento se encerrou na segunda-feira

20 MAI 2025 - 15h:17 Por Redação/EC
Título de eleitor  Título de eleitor   (Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil) Título de eleitor Título de eleitor (Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil)

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta terça-feira (20), que deve cancelar o título de eleitor de mais de 5 milhões de pessoas que faltaram as últimas três eleições e não apresentaram justificativa ou pagaram as multas necessárias.

Eleitores tinham até esta segunda-feira (19) para regularizar a situação do título. No entanto, eles ainda têm uma última chance de regularizar sua inscrição eleitoral, tendo que comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento.

Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, baseado na documentação anexada ao processo.

“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, disse o TSE. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título”, completou.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar ou ser votado, além de várias outras restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte e assumir cargo em concurso.

Para verificar se teve o título de eleitor cancelado, o eleitor deve acessar sua situação eleitoral no site do TSE.

Jd1 Notícias 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar