Governo Federal

Gás do Povo: botijões gratuitos são entregues em MS; veja quem tem direito e como retirar

Campo Grande é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a receber o programa, que beneficia famílias de baixa renda com recarga gratuita de gás de cozinha.

26 JAN 2026 - 19h:55 Por Redação/WK
Foto: Helano Stuckert/MDS Foto: Helano Stuckert/MDS

Campo Grande passou a oferecer, a partir de segunda-feira (26), botijão de gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A iniciativa faz parte do programa Gás do Povo, do governo federal, e deve beneficiar cerca de 26,3 mil famílias na capital. A expectativa é que, até março, o programa seja ampliado para cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

A empresária Júlia Souza, dona de uma revenda de gás na cidade, relata que foi preciso se adaptar para atender a demanda.

“Desde a semana passada nós até adaptamos o nosso WhatsApp para atender as pessoas de uma forma mais rápida, porque eu não estava dando conta. E hoje foi quase uma loucura, desde as 7 da manhã o pessoal procurando, já vieram buscar e estamos tendo um resultado bem positivo”, afirmou.

Como identificar as revendas participantes

As revendas que aderiram ao programa exibem cartazes de identificação. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 16 lojas já estão aptas em Campo Grande e outras 13 estão em fase final de credenciamento.

A secretária nacional do MDS, Analúcia Alonso, explicou que o processo para credenciar uma revenda é simples e rápido. “Para credenciar, a loja entra no site da Caixa Econômica Federal, Gás do Povo, e lá já tem o formulário, ela apresenta os documentos, tem que estar com o CNPJ ativo, é garantido, ela tem que ser autorizada pela Agência Nacional de Petróleo e Gás, então é muito simples e rápido. E a partir daí, ela tem a maquininha, que a gente chama carinhosamente de azulinha, e essa maquininha já recebe todas as informações para fazer a disponibilização do benefício.”

O que muda com o Gás do Povo

O Gás do Povo substitui o antigo Auxílio Gás. A principal mudança é que, agora, o benefício não é mais pago em dinheiro: a família recebe diretamente o botijão de gás cheio.

O programa foi criado por meio de uma medida provisória, editada em novembro do ano passado, e ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para continuar valendo.

O senador Nelsinho Trad, presidente da comissão mista que analisa a proposta, alertou para o prazo. “Toda medida provisória, ela tem um prazo de validade. Essa, especificamente, que vai baratear o gás das pessoas e o GLP, ela caduca, ela vence dia 11 de fevereiro. Então, nós vamos chegar lá na primeira semana de fevereiro, já vamos cobrar do presidente do Senado, que é o presidente do Congresso, para poder pautá-la em regime de urgência, porque nós estamos dentro de uma situação em que tudo foi ajustado.”

Mais famílias atendidas

Segundo o governo federal, a mudança no formato do programa vai permitir ampliar o número de beneficiários em todo o país.

O secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Renato Dutra, explicou que o público atendido deve praticamente triplicar. “Isso vai permitir que essas famílias, que antes eram atendidas ao redor de 5 milhões de beneficiários, seja estendida pra um total de 15,5 milhões de famílias beneficiárias. Esse triplicar do público alvo vai permitir que a gente alcance muito mais famílias em número, mas também que a gente chegue a mais localidades pra promoção do cozimento limpo.”

Em Mato Grosso do Sul, a meta é atender 151,8 mil famílias. A previsão do governo é que o programa chegue ao interior do estado até março.

Quem tem direito ao benefício

Para ter acesso ao Gás do Povo, a família precisa:

- Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);

- Ter renda de até meio salário mínimo por pessoa;

- Estar com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses;

- Ter CPF regular, sem pendências.

A inclusão no programa é automática. Não é necessário fazer inscrição específica.

Segundo Analúcia Alonso, basta manter os dados atualizados. “Tem que estar registrado no CadÚnico com as informações de endereço atualizadas e com os dados atualizados há menos de 24 meses. Além disso, o CPF tem que estar válido. Se tudo está certo no CadÚnico, a família não precisa fazer nada.”

Como consultar e retirar o gás

As informações sobre o benefício, prazos e revendas credenciadas podem ser consultadas no aplicativo Meu Social, do Ministério do Desenvolvimento Social.

A retirada do botijão pode ser feita com:

- Cartão do Bolsa Família, com senha;

- Cartão de débito da Caixa Econômica Federal, com senha;

- CPF, com código de validação enviado ao celular cadastrado.

A quantidade de botijões varia conforme o tamanho da família:

- Duas ou três pessoas: quatro botijões por ano, com intervalo de três meses;

- Quatro ou mais pessoas: seis botijões por ano, com intervalo mínimo de dois meses.

O benefício não é acumulativo.

Benefício que faz diferença no orçamento

A dona de casa Élia Dias do Nascimento de Souza buscou o gás para a neta e agora pretende se cadastrar para também receber o benefício.

“Economiza bastante, né? Porque agora tudo tá mais caro, salário mínimo não dá quase pra nada, mas a gente vai se virando. Eu fiquei feliz dela conseguir agora e depois vai ser eu, a minha vez.”

g1 MS 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar