"Uai", "trem", "nuh". O mineirês, dialeto de Minas Gerais, pode confundir quem é de fora do estado. Uma garotinha inglesa, filha da mineira Marielle Bailey, viralizou ao tentar explicar as curiosidades deste sotaque, também famoso por ser o mais charmoso e cativante do Brasil. Pois é, até os ingleses caíram no encanto do dialeto.
Vita Bailey, de nove anos, nasceu na Inglaterra, mas divide com os seguidores as curiosidades de ter um pai inglês e uma mãe brasileira.
Ela contou que com uma mãe mineira fica mais difícil aprender português.
"Toda coisa que eu quero saber o nome, chama 'trem".
'Tá bão, não'
Um dos exemplos que a garota cita é o famoso "bão" do mineiro. Se a maioria dos brasileiros diz que "a comida está ruim", para os mineiros "o trem tá bão não".
"Na Inglaterra a gente tem vários nomes para a comida que tá ruim. Por exemplo: este tomate está 'rotten (estragado)'. Em português: 'Uai, parece que tá bão não'", disse.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais da mãe e já atrai milhares de visualizações.
"Britânica AND Mineira, Uai! “Se ocês num consegue entender isso… Pode largá!", brincou Marielle na publicação.
Sotaque carregado de charme
Depois de ser eleito o sotaque mais atraente do Brasil, o "jeitim" mineiro de falar foi considerado o mais charmoso e cativante do país. O "mineirês" também está entre os sotaques mais inconfundíveis e desejados.
A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Preply, plataforma online de aulas particulares, com 700 brasileiros de todas as regiões.
Para a empresa, o charme do sotaque de Minas Gerais pode estar associado "à maneira 'cantada' como os mineiros costumam conversar, assim como à mania constante de recorrer aos diminutivos".
O sotaque baiano ficou em segundo lugar no ranking dos mais charmosos, seguido pelo fluminense. Veja a lista completa:
Os sotaques mais charmosos do Brasil
1- Mineiro
2- Baiano
3- Fluminense
4- Gaúcho
5- Paulista
6- Pernambucano
7- Catarinense
8- Cearense
g1 Minas — Belo Horizonte