Mundo

Pomba espiã: Índia liberta ave detida por suspeita de espionagem para a China

Ave é a última de várias detidas pelas autoridades indianas sob suspeita de espionagem

2 FEV 2024 - 14h:02 Por Redação/EC
Ave foi capturada em um porto em Mumbai com Ave foi capturada em um porto em Mumbai com "mensagens escritas em caracteres semelhantes ao chineses" em suas asas - Foto: REUTERS/Jason Lee

A polícia da Índia libertou uma pomba capturada e mantida presa por suspeita de atuar como uma espiã para a China. A ave ficou detida oito meses, enquanto as autoridades investigavam seus laços com Pequim.

O pássaro foi capturado em Mumbai com "mensagens escritas em suas asas em uma caligrafia similar à chinesa", informou o jornal Times of India.

"Inicialmente, a polícia abriu um caso de espionagem contra o pássaro, mas, depois de concluir a investigação, retirou a acusação", acrescentou o jornal.

A pomba permaneceu trancada em um hospital da cidade enquanto a polícia concluía a investigação. O processo durou "surpreendentes oito meses", denunciou a organização de defesa dos direitos dos animais PETA.

A ONG informou que a polícia deu "permissão formal ao hospital para liberar a pomba" na quarta-feira. A ave é a última de várias detidas pelas autoridades indianas sob suspeita de espionagem.

Agentes de segurança anunciaram a detenção de uma pomba em 2016, depois que descobriram que transportava uma mensagem ameaçadora ao primeiro-ministro Narendra Modi, perto da fronteira da Índia com o Paquistão.

Outra pomba foi presa sob vigilância armada, em 2010, quando foi encontrada na mesma região com um anel na pata e um número de telefone e endereço paquistaneses estampados em seu corpo com tinta vermelha.

Neste caso, as autoridades ordenaram que ninguém fosse autorizado a visitar a pomba, que, segundo a polícia, poderia estar em uma "missão especial de espionagem".

O Globo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar