Armas e munições foram apreendidas em Coxim, distante 260 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Bellatrix, deflagrada pela Polícia Civil em Mato Grosso do Sul para prender agressores de mulheres. De 50 mandados de prisão expedidos, foram cumpridos 28 no total, 15 em Campo Grande e 13 no interior.
Conforme a Polícia Civil, em Coxim, os mandados de busca e apreensão foram solicitados judicialmente após o relato de vítimas de violência doméstica de que os ex-companheiros tinham arma de fogo. O cumprimento do primeiro mandado de busca e apreensão acabou com a prisão de um homem de 37 anos. Na casa dele, foi encontrado revólver calibre 22, com 10 munições.
Em outra residência, foram presos pai e filho, de 63 e 29 anos. No imóvel deles, foram localizadas duas armas, revólver calibre 38 e uma arma Beretta, além de 70 munições. No dia 19 de julho de 2023, já havia sido realizada a apreensão de outras duas armas de fogo na mesma casa: uma espingarda, uma garrucha e 35 munições. Os três autuados, que não tiveram os nomes divulgados, foram liberados após pagamento de fiança e responderão pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
Operação - Conforme a delegada Elaine Benincasa, da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), os mandados são por crimes de lesão corporal, vias de fato e descumprimento de medida protetiva. Além de Coxim e Campo Grande, também houve prisão em Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Ponta Porã, Bataguassu, Paranaíba, Fátima do Sul, Nova Andradina e Naviraí.
A delegada ressaltou ainda que referente aos crimes de feminicídio e tentativa de feminicídio, a Deam tem 100% de resolução. "Tanto em casos ocorridos neste ano quanto em 2022". A operação é dedicada ao Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher.
Viviane Oliveira e Sidney Assis/campograndenews