Polícia

Com oferta até de recompensa, força-tarefa recupera rebanho roubado no Paraguai

Polícia, Iagro e até Exército se envolveram na busca por 160 bovinos levados de fazenda em Bella Vista Norte

5 JAN 2024 - 23h:19 Por Redação/EC
Policiais, técnicos da Iagro e até o Exército atuaram com equipes paraguaias para localizar o rebanho. Policiais, técnicos da Iagro e até o Exército atuaram com equipes paraguaias para localizar o rebanho. - Foto: Divulgação Polícia Civil

Autoridades brasileiras e paraguaias montaram uma força-tarefa e procuraram por cinco dias até localizar um rebanho com 160 cabeças de gado furtadas em uma fazenda paraguaia, em Bella Vista do Norte. 

Os animais foram trazidos para o lado brasileiro e encontrados em uma área pública. A Iagro participou das buscas e depois do encaminhamento dos animais para quarentena no país vizinho, cuidado para assegurar condição sanitária dos rebanhos.

Segundo divulgou a Polícia Civil, o gado foi retirado da propriedade nos dias 28 e 29 de dezembro por um grupo armado. A ação foi coordenada, envolvendo vários caminhões. 

Com a vinda para o lado brasileiro, as autoridades foram acionadas e uma operação envolveu a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeta), Polícia Civil de Bela Vista e Deleagro, Comitê do Exército Brasileiro e agentes do Departamento de Investigações e Comissão do Ministério Público da Brigada Anti-Gado do Paraguai. 

Houve buscas em várias propriedades da região. A Polícia Civil local efetuou a devolução e, diante do tamanho do rebanho roubado, o caso será investigado pela Deleagro, que funciona em Campo Grande. 

As primeiras informações são de que foi possível descobrir como ocorreu a transferência dos animais para o lado brasileiro e a receptação, além de haver suspeitos sendo investigados, embora ainda não haja prisões.

Já a Iagro divulgou que os animais não apresentavam sinais ou sintomas de doenças infecciosas contagiosas, sendo encaminhados para uma quarentena total, sob monitoramento do Serviço Oficial de Pecuária do Paraguai.

A imprensa paraguaia chegou a noticiar que foi oferecida recompensa de R$ 10 mil para a localização do rebanho. 

Maristela Brunetto/CGNews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar