Moradores do interior de Mato Grosso do Sul tomaram um susto ao acessarem o site da prefeitura. Na capa, uma notícia com a morte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A Prefeitura de Japorã alega que trata-se de uma fake news, retirada do ar assim que identificada a publicação. Agora, está atrás de provas para encaminhar à Polícia Civil.
A matéria foi publicada com uma montagem grosseira do presidente em um caixão, com o título: “Morre o atual presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) aos 79 anos, após uma parada cardíaca”.
Curiosamente, o município é um dos poucos onde o presidente venceu Jair Bolsonaro (PL) em Mato Grosso do Sul. No segundo turno, Lula teve 71,52% dos votos, contra 28,48% de Bolsonaro. Bolsonaro venceu em 66 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MS), Bolsonaro obteve 880.606 votos (59,49%) dos votos válidos e Lula, 559.547 (40,51%).
No texto, o hacker afirma que o presidente morreu na residência, em São Bernardo dos Campos, onde recebia cuidados médicos, quando na verdade Lula reside em Brasília, por conta do mandato.
“A notícia pegou de surpresa seus apoiadores e a nação brasileira, que acompanhava com esperança sua recuperação após problemas de saúde recentes. Sua morte marca o fim de uma era e provoca uma onda de homenagens por parte de líderes políticos, artistas e cidadãos de todo o país. As autoridades anunciaram que um funeral de Estado será realizado nos próximos dias, e o Brasil se prepara para despedir uma das figuras mais influentes de sua história recente”, diz parte da notícia falsa.
O diretório do PT informou que acionará a Polícia Federal para denunciar o caso.
Investiga MS