Polícia

Idosa que estava prestes a receber alta vai para CTI após armário de hospital despencar, em MS

A filha da paciente procurou a polícia e registrou boletim de ocorrência alegando 'evitar que o caso se repita com outras pessoas'.

26 NOV 2021 - 10h:12 Por Redação/TR
À esquerda foto mostra idosa em dia que estava prestes a receber alta; à esquerda mostra situação de idosa após o armário de hospital despencar. À esquerda foto mostra idosa em dia que estava prestes a receber alta; à esquerda mostra situação de idosa após o armário de hospital despencar. - Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Maria Gomes Ferreira, de 72 anos, estava prestes a receber alta do hospital quando foi atingida por um armário que despencou em cima da maca onde a idosa estava. Com o impacto, a aposentada ficou com vários hematomas e teve de ser transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade, onde ficou até a quarta-feira (24). A filha da vítima, Ana Liria Gomes, registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Ao g1, Ana contou que a mãe deu entrada no hospital El Kadri, em Campo Grande, no dia 26 de outubro, com um quadro de infecção urinária. Ela recebeu atendimento médico, foi para a CTI e voltou para o quarto no dia 31. Após 11 dias, quando já estava melhor, a idosa foi atingida por um armário.

“Bateu na cabeça dela”, lembra a filha do momento de desespero que presenciou. “Ela só não morreu na hora porque a grade da cama amorteceu a queda. Foi um barulhão tão grande, tão grande que você não tem ideia”, diz.

A esperança de Ana Líria de levar a mãe para casa deu lugar ao desespero de ver a idosa sendo novamente encaminhada para um dos quartos do CTI. Foram mais de 10 dias de angústia e indignação. “Eu registrei boletim de ocorrência para nunca mais acontecer com ninguém”, disse.

O registro policial foi feito na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) e o caso deve ser investigado. O hospital disse ter prestado toda a assistência necessária à paciente.

Resposta

A direção do El Kadri enviou nota sobre o assunto e respondeu que, “o mobiliário em questão estava em total condição de uso, não se observando nenhuma irregularidade em todas as manutenções que são realizadas periodicamente”.

A instituição disse ainda que, “após o incidente a paciente foi imediatamente atendida, por equipe médica e multiprofissional, com assistência completa e todos os exames necessários foram realizados”.

Ainda conforme o hospital, o fato de o quadro de saúde dela ter se agravado não tem relação com a queda do armário.

Detalhes sobre o estado de saúde dela não foram repassados pelo hospital à imprensa para preservar a intimidade da paciente.

Maressa Mendonça, g1 MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar