Polícia

Narcotraficante que abastecia a Europa com cocaína é preso no Paraguai

Quase 1 tonelada da droga que estava preparada para envio foi apreendida em uma fazenda

10 JAN 2022 - 12h:21 Por Redação/TR
Chefe da quadrilha, Fernando Enrique Balbuena Acuña, preso pela polícia paraguaia. Chefe da quadrilha, Fernando Enrique Balbuena Acuña, preso pela polícia paraguaia. - Fotos: Senad

Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai fizeram buscas em seis endereços ligados à organização uma criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína e prendeu o líder do narcotráfico, Fernando Enrique Balbuena Acuña, conhecido como “Riki”.

O “chefão” da cocaína, filho de um ex-deputado, era responsável pela coleta e envio de grandes cargas de cocaína pelas Hidrovias do Paraguai e Paraná até a Europa através do Atlântico. O narcotraficante coordenava o esquema internacional da cidade de Eusebio Ayala, Departamento de Cordilheira, onde foi preso.

Durante a operação, realizada em parceria com o Ministério Público, os agentes apreenderam quase 1 tonelada de cocaína que estavam escondidas em uma fazenda a 200 metros da casa de Riki. A carga estava sendo preparada para um próximo embarque e o valor da droga no mercado europeu poderia chegar a US$ 60 milhões.

Na mesma operação, realizadas na cidades de Luque e San Lorenzo, foram encontradas diversas malas com fundos falso, recheadas de cocaína também preparadas para embarque. As casas, onde as malas foram encontradas eram utilizadas para o recrutamento de mulas, que faziam o transporte de drogas ate a Europa. Um cidadão ucraniano também foi detido durante uma das operações na cidade de Fernando de La Mora.

Jhefferson Gamarra - Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar