Polícia

Operação mira vereadora suspeita de crime na prestação de contas da campanha

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Câmara e na casa de Daniela Hall

18 NOV 2021 - 10h:12 Por Redação/TR
Policiais federais chegam à Câmara de Dourados para buscas no gabinete de vereadora. Policiais federais chegam à Câmara de Dourados para buscas no gabinete de vereadora. - Foto: Adilson Domingos

A vereadora Daniela Hall (PSD) é alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (18) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Denominada “A Verdade Vos Libertará”, a operação investiga crime de falsidade ideológica na declaração de gastos da campanha eleitoral do ano passado.

Dezoito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. A PF não informou os locais, mas os agentes estiveram na Câmara de Vereadores, na Avenida Marcelino Pires, onde fizeram buscas no gabinete de Daniela Hall.

Outro local onde os policiais estiveram é a casa da vereadora, localizada na Rua Constâncio Luiz da Silva (antiga W-4), no Jardim Água Boa, região sul da cidade. Não há mandados de prisão a serem cumpridos nessa fase da operação.

A reportagem apurou que os celulares de Daniela Hall e de pelo menos dois assessores dela foram apreendidos.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em julho deste ano, a pedido do Ministério Público Eleitoral, após denúncia de suposta prática de falsidade ideológica nas prestações de contas de campanha de alguns candidatos. O nome da operação faz alusão à natureza do crime investigado, ou seja, prestação de declarações falsas à Justiça Eleitoral.

Caixa 2 – A denúncia de suposta irregularidade na prestação de contas foi feita pelo ex-candidato a vereador pelo PSD, Júnior do Nascimento Leiva. No dia 21 de junho, ele foi ouvido pela promotora eleitoral Claudia Loureiro Ocáriz Almirão e apontou suspeita de irregularidade na distribuição dos recursos partidários.

Na denúncia à Ouvidoria do MP, Júnior Leiva disse que ele e os demais candidatos do PSD teriam sido orientados pela presidente da legenda, Daniela Hall a não declarar os valores disponibilizados pelo partido.

“Esse dinheiro que está sendo passado, o contador já declarou zero, ou seja, o dinheiro que recebemos para a campanha não era nem do Fundo Eleitoral e nem do Fundo Partidário”, denunciou Leiva, levantando suspeitas de que dinheiro de caixa 2 teria “turbinado” a campanha dos candidatos do PSD em Dourados. Ele teve 140 votos. Daniela Hall foi a única eleita.

Helio de Freitas, de Dourados - Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar