Polícia

Operação Snow: Grupo criminoso de tráfico de cocaína cooptava policiais de MS para o esquema 

Foram cumpridos 21 mandados em Campo Grande e Ponta Porã

26 MAR 2024 - 21h:25 Por Redação/EC
Foto: Ilustrativa

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Snow, contra um grupo criminoso de tráfico de cocaína que cooptava policiais para a organização. 

Foram 21 mandados cumpridos em Campo Grande e Ponta Porã.

Segundo o MPMS (Ministério Público Estadual), a organização era altamente estruturada, com uma rede sofisticada de distribuição, com vários integrantes, entre eles policiais cooptados pela organização. O grupo usava empresas de transporte para lavar o dinheiro.

O grupo transportava a droga oculta em meio a uma carga lícita, o que acabava por dificultar a fiscalização policial nas rodovias, principalmente quando se tratava de material resfriado/congelado, já que o baú do caminhão frigorífico viajava lacrado.

A organização ainda fazia a transferência da propriedade de caminhões entre empresas usadas pelo grupo e os motoristas, para assim chamarem menos a atenção em eventual fiscalização policial. Ainda segundo o Gaeco, foi possível identificar mais duas toneladas de cocaína da organização criminosa, apreendidas em ações policiais.

Uma das maneiras utilizadas pelo grupo para trazer a droga de Ponta Porã até Campo Grande, de onde saía para outros estados, era o chamado “frete seguro”, por meio do qual policiais civis transportavam a cocaína em viatura oficial caracterizada, já que, como regra, não era parada, muito menos fiscalizada por outras unidades de segurança pública.

Foram 21 mandados de prisão preventiva e três alvos já custodiados em penitenciárias do Estado.

Midiamax

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar