Polícia

PF combate importação e comercialização de materiais nocivos ao meio ambiente em MS

7 FEV 2024 - 09h:16 Por Redação/EC
Ação aconteceu na cidade de Naviraí   Ação aconteceu na cidade de Naviraí - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Durante a manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Via Plumbi, na cidade de Naviraí, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado na importação e comercialização de materiais nocivos ao meio ambiente.

A ação contou com apoio da Receita Federal, Ibama e Ministério Público Federal.

Segundo divulgado pelo órgão, as investigações apontaram que toneladas de bateriais automotivas do Paraguai, foram enviadas para o solo brasileiro burlando os regulamentos fiscais e ambientais pertinentes.

Além disso, a polícia descobriu que o grupo criminoso utilizava documentos ideologicamente falsos, interpostas pessoas, chamados de "laranjas", dados pessoais de terceiros e empresas de fachada.

"É de se destacar que as interpostas pessoas não possuíam lastro fiscal ou financeiro para negociarem grandes quantidades de mercadorias e para movimentarem montantes milionários em suas contas bancárias. Vale anotar que estes materiais são considerados resíduos sólidos perigosos pela Convenção de Basileia, da qual o Brasil é signatário", diz a nota da PF.

Acrescenta-se que a Lei n° 12.305/2010 estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e proibiu a importação de tais materiais, pois prejudiciais ao meio ambiente.

Jd1 Notícias 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar