Polícia

Polícia Militar alerta para golpes aplicados em nome do comandante da corporação

Golpistas usam foto e nome de coronel da PM no WhatsApp e pedem dinheiro às vítimas

15 NOV 2023 - 20h:08 Por Redação/EC
Golpistas usam foto e se apresentam como o coronel da PM para aplicar golpes. Golpistas usam foto e se apresentam como o coronel da PM para aplicar golpes. - Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul emitiu nota alertando a população sobre golpes que estão sendo aplicados, através do WhatsApp, usando nome e imagem do comandante-geral da PM do Estado, coronel Renato dos Anjos Garnes.

Segundo o comunicado, usando um número de telefone falso vinculado à imagem do coronel, os criminosos solicitam dinheiro às pessoas, o que confira uma prática ilegal e fraudulenta.

Para evitar que as pessoas caiam no golpe, a PM alerta para que a população não realize qualquer tipo de transação financeira solicitada em nome do comandante-geral.

O alerta também se estende para qualquer tipo de pedido quando houver dúvidas quanto à identidade da pessoa que está solicitando os valores.

"Diante disso, mantenha-se alerta a pedidos de dinheiro inesperados, especialmente se a solicitação parecer urgente e não puder ser verificada adequadamente, não compartilhando informações pessoais, como dados bancários e senhas, por meio de mensagens instantâneas", diz a nota.

Medidas de Segurança Recomendadas

Verificação de Identidade: Antes de realizar qualquer transação, verifique cuidadosamente a identidade da pessoa que está solicitando dinheiro.

Solicitação de Chamada de Vídeo: A PMMS recomenda que, em casos de dúvida, seja solicitada uma chamada de vídeo para certificar-se de que a pessoa com quem está interagindo é, de fato, quem diz ser.

Conscientização: Informe amigos e familiares sobre essas práticas fraudulentas para criar uma rede de conscientização e prevenção.

Comunicação Oficial: Esteja ciente de que instituições oficiais, como a PMMS, não solicitam doações ou transações financeiras por meio de aplicativos de mensagens.

Denúncia: Caso seja vítima ou tenha informações sobre essa prática criminosa, denuncie imediatamente às autoridades competentes.
 
Glaucea Vaccari/Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar