Polícia

Quadrilha usava trilhas em MS para trazer cocaína da Bolívia

Polícia Federal cumpriu mandados contra o grupo, que traficava na fronteira Brasil-Bolívia por Corumbá

20 JAN 2022 - 11h:08 Por Redação/EC
Quadrilha usava trilha clandestina para traficar cocaína da Bolívia em Corumbá Quadrilha usava trilha clandestina para traficar cocaína da Bolívia em Corumbá - Foto: Divulgação

A Polícia Federal em Campo Grande deflagrou na manhã de quinta-feira (20) a Operação Rastro para combater o tráfico transnacional de cocaína no Estado.

A investigação começou depois que foi identificado esquema de tráfico de droga na região de Corumbá, onde trilhas clandestinas foram montadas para auxiliar no transporte da cocaína, burlando a fiscalização. 

São cerca de 200 km de faixa de fronteira, porém a fiscalização nessa área é falha, porque há pouco efetivo para manter ações rotineiras.

As investigações tiveram início em janeiro de 2021, quando houve a prisão em flagrante de um brasileiro e apreensão de um adolescente, também brasileiro, usando uma dessas vias clandestinas para transportar cocaína da Bolívia para o Brasil.

Para conseguir identificar os investigados, os policiais seguiram rastros deixados pelos envolvidos no caminho de terra.

"Foi possível identificar quem seria o responsável pela coordenação da aquisição da droga e logística de transporte da Bolívia para o Brasil. Durante a operação foram cumpridos 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva, em Campo Grande", divulgou a PF, em nota.

O Correio do Estado divulgou reportagem recentemente mostrando a situação da fronteira, que está com menor vigilância e facilitando a atuação de criminosos.

Por meio de diferentes trilhas montadas na fronteira, algumas próximas de posto da Receita Federal, pessoas cruzam diariamente a faixa de fronteira sem passar por qualquer tipo de fiscalização.

A Operação foi batizada de Rastro porque na língua espanhola o termo significa trilha, enquanto que em português, rastro pode referir-se a pistas.

Correio do Estado MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar