Em Coxim 561 eleitores correm o risco de ter o título cancelado. São pessoas que deixaram de votar e justificar em três eleições consecutivas. Em todo Mato Grosso do Sul são 37.959 eleitores nessa situação.Vale lembrar que cada turno é considerado uma eleição.
Para que não tenham o título cancelado, esses eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 2 de maio. Quem estiver nessa situação precisa procurar o cartório eleitoral de Coxim situado na Avenida General Mendes de Moraes, 86, no Jardim Aeroporto. Eles devem levar documento de identificação com foto, título eleitoral, e os comprovantes seja de votação, justificativa eleitoral, recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.
Quem tiver o título cancelado fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte e CPF, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou mesmo tomar posse e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral Mato Grosso do Sul (TRE-MS) em Coxim existem atualmente 25.216 eleitores aptos (dados de junho de 2016), e Mato Grosso do Sul 1,88 milhão. Por sua vez a última estimativa do IBGE para Coxim indica uma população total de 33.139 habitantes.
Fonte: Diário do Estado MS