Um dos juízes mais conhecidos de Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira anunciou em sua página pessoal no Facebook que irá se aposentar. Com 68 anos de idade e 30 como juiz federal, ele declarou que pediu a Justiça que seja feita a contagem de seu tempo de serviço para requerer a aposentaria.
Ele destacou em seu comunicado que está “saturado pela hipocrisia da Justiça penal brasileira” e diz ainda que apesar de todos os desafios não se arrepende de nada. “Dezoito desses 30 anos, ou seja, 2/3 com escolta policial dentro de casa. Embora tenha causado enorme constrangimento para nossa família, ainda não me arrependi de nada. Na terra, cada vida tem um propósito divino”, salientou.
História
O juiz federal, Odilon de Oliveira, nasceu em 26/02/1949, na Serrado Araripe, no distrito de Tabocas, município de Exu-PE. É filho de lavradores e trabalhou na roça até os 17 anos, sendo lá alfabetizado, durante a noite, em sua própria casa, após um dia inteiro de serviço. Mudou-se para o Mato Grosso, fugindo da Seca, em 1953.
Doutor Odilon de Oliveira, como é conhecido no Estado do Mato Grosso do Sul, fez faculdade de Direito em Campo Grande vindo a se formar aos 29 anos de idade.
Foi professor de português, Procurador Autárquico Federal, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, e é Juiz Federal desde 1987, sempre trabalhando em fronteiras como magistrado federal, na área criminal: Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Ficou conhecido pela atuação envolvendo o crime organizado. Além disso, é titular da única vara especializada em crimes financeiros e de lavagem de dinheiro de Mato Grosso do Sul.