Política

Vereadora Lucia da AAVC solicita recuperação imediata da avenida Frei Cirino em Coxim

8 DEZ 2019 - 19h:39 Por Valdeir Simão
Av. Frei Cirino (Foto: Valdeir Simão - Diário X) e sucuri comendo uma ave, vista no buracão (Foto: Reprodução WhatsApp.) Av. Frei Cirino (Foto: Valdeir Simão - Diário X) e sucuri comendo uma ave, vista no buracão (Foto: Reprodução WhatsApp.)

A avenida Frei Cirino João Primon, em Coxim, tem uma longa extensão, cortando vários bairros populosos e consequentemente, com uma grande movimentação de pedestres, ciclistas, motociclistas, veículos e caminhões, se encontrando em péssimas condições de trafegabilidade.

Além dos inúmeros buracos existentes em todo o seu trajeto, as sujeiras, com lixos, folhas e galhos, dificultam ainda mais a vida das pessoas que circulam pela via, com a situação ficando ainda mais grave pela grande quantidade de areia e terra que se acumulam em vários locais, após as chuvas. 

Buracão da Frei Cirino

No entanto, o que tem sido uma preocupação diária da vereadora Lucia da AAVC (PR) e dos moradores vizinhos, é o "famoso" buracão da avenida Frei Cirino João Primon, esquina com a Rua Orquídea, tornando-se um ponto crítico devido a erosão - que a cada chuva - tem aumentando em extensão e profundidade.

No início do ano, uma cobra da espécie sucuri foi vista a margem da avenida Frei Cirino, na Vila Bela, onde um morador fez o registro em fotos e vídeos. A cobra foi vista atacando uma ave e segundo os moradores, ela saiu do buracão e antes que a Polícia Militar Ambiental (PMA) chegasse para proceder a sua captura a sucuri retornou para dentro do buracão.

Com as fortes e constantes chuvas em Coxim, a erosão continua aumentando, e para amenizar essa expansão, a secretaria de Obras do município depositou caminhões de aterro no local. No entanto, esse material provocou outros problemas, pois a água fica represada na avenida Frei Cirino esquina com a rua Orquídea, na Vila Bela.

Uma grande quantidade de água fica estancada no local, formando uma enorme lagoa, com enxurrada de lama, fazendo com que os veículos tenham que literalmente mergulhar para passar pela avenida, provocando medo e insegurança, principalmente para os ciclistas e motociclistas.

Os pedestres, durante o alagamento, ficam impossibilitados de passar, a não ser que corram o risco de caminhar por dentro da lagoa de lama, correndo o risco de um acidente.

Com o passar das horas, as águas vão baixando de volume e fica uma pequena área sem água, em um dos lados, que se amplia para os dois lados e depois de dias, as águas secam, conforme o passar dos dias. 

Indicação da vereadora Lucia da AAVC

Vereadora Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão - Diário X

Diante dessa caótica situação da avenida Frei Cirino, a vereadora Lucia da AAVC, encaminhou Indicação ao poder Executivo de Coxim, solicitando a operação tapa buracos com o serviço de limpeza, em toda a extensão da avenida e nas áreas destinadas às calçadas.

A parlamentar solicitou ainda que providências imediatas sejam tomadas para amenizar a situação da erosão no buracão da avenida Frei Cirino João Primon esquina com a rua Orquídea, que desce até a avenida Mato Grosso do Sul, com ações de forma emergencial e que surtam os efeitos necessários, esperados principalmente pelos moradores vizinhos da localidade. 

“É imprescindível que o Município resolva o problema, que se arrasta há muitos anos. Mas a população também precisa entender que o descarte de entulhos e lixo doméstico é impróprio e proibido, tornando-se prejudicial ao meio ambiente e local propício para a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya", finalizou Lucia da AAVC.

Foto: Valdeir Simão - Diário X

Saiba Mais

Vereadora Lucia da AAVC vota favorável a projetos de lei e apresenta indicações

Coxim dos buracos, rombos e crateras 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar