Profissões

MEC autoriza UFMS abrir curso de Direito em Coxim

5 JUN 2020 - 19h:39 Por Redação
Campus de Coxim da UFMS Campus de Coxim da UFMS - Foto: Paulo Ricardo - Diário X

Concebido para ser uma graduação de excelência, o novo curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Coxim (UFMS-CPCX) foi autorizado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação para oferecer vagas já a partir dos próximos processos seletivos da UFMS.

“Certamente, a criação do curso de Direito no Campus de Coxim é uma grande oportunidade para a UFMS ampliar sua contribuição na formação cidadã, na disseminação de conhecimentos relativos ao direito e na promoção do respeito às leis e do desenvolvimento social. Estamos muito felizes com essa aprovação”, afirma o pró-reitor de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho.

Serão abertas 50 vagas para o turno noturno do curso de Direito, que se une aos já existentes cursos de Enfermagem, Letras e Sistemas de Informação

“Os Projetos Pedagógicos dos cursos de Direito da Cidade Universitária, do Campus de Três Lagoas e do Campus do Pantanal, todos com excelentes avaliações pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviram como referência para a construção do Projeto Pedagógico do curso de Direito em Coxim”, explica o pró-reitor.

Imagem: Divulgação / UFMS

A instalação do curso de Direito em Coxim beneficiará mais de 15 cidades do Estado do Mato Grosso do Sul, entre eles os municípios de Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Alcinópolis, São Gabriel do Oeste, Figueirão, Camapuã, Bandeirantes e Costa Rica.

“O curso de Direito do Campus Coxim simboliza um marco no desenvolvimento da região Norte do MS, comprovando o papel de liderança da UFMS nesse processo. É uma vitória para todos aqueles que acreditam que a educação é um instrumento de fortalecimento da democracia e do país, contribuindo para diminuir as diferenças regionais e fomentando a inclusão”, professora Eliene Dias de Oliveira, diretora do CPCX.

Segundo Eliene, o curso é resultado de uma demanda social, a partir de uma audiência pública, dos debates entre a comunidade, a classe jurídica e política de Coxim

“Nosso campus encaminhou essa demanda e hoje tivemos essa feliz notícia da autorização para início. Nesse processo de aprovação, foi fundamental a parceria com a OAB – Seccional Coxim, o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Coxim, da Prefeitura Municipal, do então deputado federal Junior Mochi, bem como todo o Poder Judiciário local e em especial da atual gestão superior e de toda a equipe da UFMS”, expõe Eliene.

A previsão é de que o curso inicie com 11 docentes e 13 técnicos, já tendo sido destinada infraestrutura física para acomodação do curso que terá sala de professores, gabinete para o coordenador, sala coletiva de professores; quatro salas de aula para 50 estudantes cada, laboratório de Informática dotado de 30 máquinas com acesso à internet; equipamentos de informática na biblioteca e acesso ao portal Minha Biblioteca para todos os estudantes e espaço para o Núcleo de Práticas Jurídicas (Fonte: UFMS - Paula Pimenta).

Pantaneira POP

Com exclusividade, a professora Dra. Eliene Dias de Oliveira (diretora do CPCX) concedeu entrevista para o programa Pantaneira POP da FM Pantaneira (87,9) de Coxim/MS, em parceria com o programa Sábado da Verdade e os sites Portal do Norte e Diário X.

O radialista e jornalista Paulo Ricardo recebeu a diretora Eliene nos estúdios da FM 87,9 para saber sobre as novidades do tão esperado curso de Direito em Coxim e das 50 vagas que serão disponibilizadas no próximo processo seletivo da UFMS. Os novos calouros devem iniciar os estudos no primeiro semestre de 2021.

A entrevista também foi transmitida ‘Ao Vivo’ pela live do programa Pantaneira POP no Facebook. O programa vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h30.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar