O viaduto no cruzamento da BR-163 (chamada de Avenida Alexandre Herculano no perímetro urbano) com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, em Campo Grande, começou a sair do papel a partir desta quinta-feira (dia 2).
No local, há movimentação de caminhões caçamba para terraplenagem. A obra será na intersecção das avenidas, no Jardim Veraneio. Com valor de R$ 25 milhões, a construção é uma medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande da construtora Plaenge, que faz residenciais na região da Chácara dos Poderes. A expectativa é de que a população atual do bairro seja multiplicada por sete até 2028 e a frota acrescida de 3.300 veículos.
Do total da obra, são R$ 17 milhões em contrapartida ao município e R$ 8 milhões a título de investimento da construtora. A previsão é de que o viaduto fique pronto em 14 meses, portanto em julho de 2025.
O projeto inclui drenagem urbana, alargamento de pista para acostamento e futura duplicação da BR-163, além de ciclovia (ligando o Jardim Veraneio com o Parque dos Poderes) e calçadas.
A estrutura contempla quatro alças de acesso à rodovia, além de retornos por alça localizada abaixo do viaduto e duas rotatória nos cruzamentos da Desembargador Leão Neto do Carmo com Rua João Kussarev e com a Rua Cruz de Malta.
Como fica a BR-163 durante a obra?
O acesso ao anel rodoviário, que antes acontecia pela Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, será direcionado à Rua Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira e Rua Rio Claro. O acesso terá semáforos.
Durante o período de construção do viaduto (no km 485), perto de onde funcionou a Uniderp Agrárias, não haverá fechamento total da rodovia e os eventuais desvios serão sinalizados.
O projeto do viaduto foi aprovado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), pois o anel viário é uma extensão urbana da BR-163, ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e CCR MSVia, concessionária que administra a rodovia federal.
De acordo com dados da concessionária, no trecho onde será construído o viaduto, foram registrados 34 acidentes em 2022 e 27 em 2023, sendo considerado um dos mais críticos da rodovia.
Em março deste ano, a Prefeitura de Campo Grande enviou projeto à Câmara de Vereadores pedindo autorização para suplementação de recursos do orçamento no valor de R$ 800 mil para pagamento a proprietários de áreas desapropriadas às margens do anel viário.
Para a obra, 14 lotes foram parcialmente desapropriados, com área total de 4.400 m² (metros quadrados).
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