Saúde

Mato Grosso do Sul registra mais 4 mortes e 634 casos de Covid-19

7 SET 2020 - 17h:00 Por Redação / EC

Boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou na segunda-feira (7) mais 4 mortes e 634 novos casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul. O estado totaliza 54.125 registros da doença e atinge 970 óbitos.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comentou sobre as mortes. Disse que o número é baixo, frente ao registrado nos últimos dias, mas tem de ser levado em consideração que se trata de um feriado, em que muitos casos não são encerrados pelos municípios.

Disse entretanto, que a média móvel de óbitos do estado aponta para um quadro de estabilidade. Nos últimos 7 dias é de 12 por dia. Em Campo Grande que chegou a ter média móvel de mortes de 8 por dia, também decaiu, hoje é de 4,7. A taxa de letalidade, entretanto, se mantém em 1,8%.

Em relação aos casos confirmados, Resende disse que com os números dos últimos dias a média móvel do estado caiu. Hoje é de 741 por dia e em Campo Grande, epicentro da doença, de 288 casos por dia.

Dos casos confirmados no estado, a SES aponta que 8.414 são considerados ativos, sendo que 7.875 infectados estão cumprindo isolamento domiciliar e 539 estão internados, sendo 256 em unidades de terapia intensiva (UTI’s).

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 57%, mas três cidades polo tem índices mais altos: Corumbá, com 89%; Campo Grande, com 76% e Dourados, com 69%.

Em contrapartida, o número de pessoas que se curaram da doença chegou a 44.741, o que representa 82,6% das pessoas que contraíram o vírus.

Segundo a SES, o estado tem 1.497 amostras de testes nas fila do Laboratório Central (Lacen) em Campo Grande e em instituições parceiras e 2.810 casos suspeitos, que ainda não foram finalizados pelos municípios. Desde o início da pandemia o estado já realizou 219.485.

Alerta

A secretaria estadual adjunta de Saúde, Christine Moymone, fez um alerta nesta segunda. Disse que as aglomerações, festas e eventos que estão sendo registrados neste feriado prolongado, principalmente em cidades turísticas, deve refletir em novos casos nas próximas duas semanas. Segundo ela, os números de novos registros devem ser expressivos.

Fonte: G1 - Anderson Viegas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar