Saúde

Novo caso suspeito de varíola dos macacos é notificado no Estado

Paciente seria uma criança de dois anos que foi atendida em unidade de saúde da Capital

1 JUL 2022 - 18h:53 Por Redação/EC
Amostra para teste laboratorial   Amostra para teste laboratorial - Foto: Agência Brasil

Um novo caso suspeito de varíola dos macacos está sob investigação em Mato Grosso do Sul. A notícia vem semanas após o descarte de um possível diagnóstico positivo da doença no Estado. As informações foram divulgadas através do boletim diário do Ministério da Saúde no último dia 29 de junho, quarta-feira.

No documento oficial publicado não constam detalhes sobre o paciente, como, quais as condições de saúde ou local onde ocorreu a possível detecção do vírus. No entanto, em contato com Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) foi informado que trata-se de uma criança, de 2 anos, residente em Londres, no Reino Unido.

Estando em Campo Grande com o filho, a mãe procurou por atendimento médico em uma unidade de saúde da Capital na última segunda-feira (27). A criança possuía erupções cutâneas múltiplas por todo o corpo, o que foi constatado pela equipe médica do local.

Ainda conforme informações da SES, foi seguido a definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, sendo realizada a notificação, pois o paciente além de sintomas, possui histórico de viagem a país endêmico. A criança segue com boa evolução e em isolamento domiciliar.

É importante ressaltar que além do atendimento inicial na unidade de saúde, foram solicitados diversos exames para prosseguimento à investigação do caso. E destaca ainda que é fundamental a realização de investigação clínica e/ou laboratorial no intuito de descartar doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, dentre elas, varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, Chikungunya, herpes simples entre outras.

Após a notificação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) MS e Gerência Técnica Estadual de Saúde Única, foi emitido um comunicado de risco a todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul para que fiquem em alerta quanto ao aparecimento de novos casos.

Com a mais recente suspeita no Estado, são 23 casos sob investigação em território nacional segundo o relatório do dia 28 de junho. O monitoramento dá doença passou a ser realizado a pouco mais de 30 dias, tendo sido confirmado um total de 21 diagnósticos positivos de Monkeypox no Brasil.

Jd1 Notícias - Evelyn Thamaris

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar