saude

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã

17 JUN 2019 - 18h:03 Por Redação/ML
Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã Pesquisa da UFG concluiu que agrotóxico penetra além da casca da maçã - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que um tipo de agrotóxico usado para aumentar o tempo de conservação da maçã, acaba, com o decorrer do tempo, penetrando no fruto, não ficando restrito à casca. O trabalho foi realizado em parceria com uma universidade da Louisiana, nos EUA.

A pesquisa foi realizada como tese de doutorado de Igor Pereira. Ele explica que o produto é usado nas maçãs para evitar seu apodrecimento durante o transporte entre as cidades.

“O objetivo da pesquisa foi aplicar um fungicida na pós-colheita, chamado imazaliu, na casca da maçã e verificar se esse composto penetra a casca da maçã”, explica.

Para fazer o experimento, foi retirada uma fatia fina da fruta. A análise foi realizada em um aparelho normalmente usado para rastrear células cancerígenas.

Os resultados apontaram que a penetração do agrotóxico na fruta aumenta com o passar do tempo: nos primeiros 30 minutos, somente na casca; em um dia, avançou um milímetro na polpa da fruta; no quarto dia, três milímetros.

Segundo a UFG, o estudo foi publicado na revista americana Analytical Chemistry. O orientador da tese e professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, explicou a importância da pesquisa.

“Infelizmente a gente está consumindo, por tabela, uma grande quantidade de agroquímico. Essa pesquisa sendo um alerta, para que seja um argumento para balizar essa liberação exacerbada de agroquímico”, afirma.

Fonte: Sílvio Túlio e Thaís Luquesi/G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar