Não é segredo que o amianto é uma substância prejudicial à saúde e teve sua comercialização proibida no Brasil. No entanto, milhares de residências espalhadas pelo país ainda têm uma coisa em comum: a utilização de caixas d'água de amianto como reservatório. E embora a proibição seja bem clara quanto aos malefícios da substância, muitas pessoas ainda estão alheias a eles.
O amianto é uma fibra altamente cancerígena, cuja poeira quando inalada a longo prazo pode causar câncer de pulmão e uma série de outras enfermidades, como a asbestose, uma doença crônica e incurável que petrifica os pulmões e dificulta a respiração do indivíduo.
Como já falamos antes, beber a água proveniente de uma caixa d’água de amianto não necessariamente vai lhe trazer câncer, porém rachaduras e a abrasão das paredes do reservatório podem infectar a água e, assim, prejudicar sua saúde quando ingerida.
Esta abrasão dificulta imensamente a limpeza da caixa d'água, já que ela não pode ser esfregada – para não liberar a poeira tóxica – e uma limpeza superficial não a higieniza devidamente, já que tal material favorece a impregnação de sujeiras na parede interna do reservatório, o que dificilmente sairá sem uma boa esfregada.
Isto mostra que além dos perigos do amianto propriamente dito, também há a questão da qualidade da água, uma vez que o reservatório não poderá ser efetivamente limpo, o que contribuirá para o surgimento de bactérias, fungos e outros micro-organismos.
A melhor e mais indicada alternativa é a troca de caixa d'água para uma opção de polietileno ou de fibra, que não apresentam riscos à saúde e podem ser limpas facilmente e sem maiores problemas. Assim você contribui para a melhora não só da sua saúde, mas de toda a sua família.
Fonte: H20 Solutions