Coxim MS

Casa Lar dos Idosos, Centro de Referência de Atendimento à Mulher e Capela Municipal, são pautas em destaque da vereadora Lucia da AAVC

23 OUT 2019 - 22h:48 Por Valdeir Simão
Fotos: Valdeir Simão - Diário X

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, na noite de terça-feira (22), Lucia da AAVC apresentou várias indicações ao Poder Executivo, solicitando reparos emergenciais em praticamente todos os bairros de Coxim, assim como também na área rural.

Segundo a parlamentar, devido à situação das ruas e estradas, que já não estavam em boas condições de trafegabilidade, ficaram ainda piores, após a intensa chuva que atingiu Coxim, no início da tarde de segunda-feira.

Outras duas importantes solicitações realizadas pela vereadora Lucia da AAVC, foi em benefício da Casa Lar dos Idosos e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), que recebeu a visita "in loco" da parlamentar.

Pelas dificuldades em oferecer melhores condições aos usuários dos programas e de trabalho aos funcionários, em detrimento das necessidades constatadas, Lucia da AAVC encaminhou dois ofícios ao Ministério Público Estadual em Coxim, solicitando a intervenção do Promotor de Justiça, Marcos André Sant´Ana Cardoso, em virtude dos seguintes fatos:

Casa Lar Idade do Saber dos Idosos de Coxim 

Diante das diversas denúncias e reclamações recebidas, a Casa Lar tem seus funcionários com os salários atrasados há 5 (cinco) meses. A maior parte das despesas com alimentos, fraldas e materiais de limpeza, vem de doações realizadas pela sociedade coxinense e de porcentagem da aposentadoria de alguns idosos.

O secretário municipal de Assistência Social aloca nas dependências da Casa Lar, outros pacientes doentes, sem uma prévia triagem, afirmando que tem autorização expressa do Promotor de Justiça para ali acomodar pessoas que não tem o perfil dos idosos que lá estão.

A coordenadora atual não acompanha os idosos em consulta médica de rotina, sendo que é de responsabilidade da mesma, faltando ainda um melhor atendimento e tratamento no tocante a fisioterapia dos idosos.

Pede-se ainda à Promotoria de Justiça, que faça uma averiguação e que sejam tomadas as medidas cabíveis em relação à gestão dispensada para a Casa Lar pelo secretário municipal de Assistência Social de Coxim.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM)

Com relação ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher que sofre violência doméstica, trata-se de um importante programa que está em total abandono e desinteresse por parte do Executivo municipal.

O CRAM de Coxim não tem assistente social e nem advogado, sendo dois profissionais de total importância para o perfeito atendimento e pleno funcionamento.

Falta telefone e não tem uma zeladora para fazer a limpeza do órgão e muito menos um segurança (guarda). O veículo cedido para realizar os trabalhos, não se encontra disponível. A energia estava cortada, no momento da visita "in loco" da vereadora Lucia da AAVC.

O programa não tem monitores para atender as crianças das mulheres que ali vão com situações de foro íntimo, enquanto relatam seus problemas para a psicóloga, que está realizando todo o serviço do CRAM.

Capela Municipal

Vereadora Lucia da AAVC Foto: Valdeir Simão - Diário X

Com relação à capela municipal, Lucia da AAVC encaminhou ofício ao Procurador do município, advogado Flávio Garcia da Silveira, solicitando informações junto à Procuradoria, referente a liberação do alvará para a construção da capela municipal.

"Quero muito e tenho fé em Deus, que junto com parceiros, vamos construir a nossa capela municipal, mas precisamos que a prefeitura de Coxim faça pelo menos à parte que compete ao Executivo, que neste momento, é nos entregar a documentação necessária para o início da obra", pontuou a parlamentar.

"Quando falece uma pessoa, é de fundamental importância contar com um local adequado para a realização das últimas homenagens e condolências, principalmente para as famílias de baixo poder aquisitivo, que não possuem condições financeiras de pagar pelos serviços integrais de uma funerária".

"Diante dessa situação, que sempre pega a todos de surpresa, estamos bastante otimistas, que após o início das obras, teremos o apoio de muita gente do bem, que sabem da importância e necessidade de uma capela municipal em Coxim. Será um espaço com mais conforto, dignidade e respeito para as famílias que sofrem a perda de um ente querido", finalizou a vereadora Lucia da AAVC.

Saiba Mais

Casa Lar dos Idosos de Coxim com dívida superior a meio milhão de reais preocupa a vereadora Lucia da AAVC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar