Coxim MS

Estudante do IFMS de Coxim faz descoberta científica e é reconhecido nacionalmente

28 SET 2019 - 17h:13 Por Redação
Aluno do IFMS de Coxim Aluno do IFMS de Coxim - Foto: Reprodução

Filho de vendedor de caldo de cana, João Andrade, de 19 anos, sempre achou um desperdício ver o pai jogar fora todo fim do dia o resto do caldo de cana feito. O caldo de cana tem microrganismos que fermentam rapidamente e estragam a bebida, podendo causar náuseas e diarreia.

Nascido em Nova Alvorada do Sul, ele se mudou para Coxim aos 15 anos para trabalhar e cursar o ensino médio. Na escola, recebeu um desafio de um professor: resolver um problema que eles vivenciassem usando a ciência. Logo João pensou em resolver o problema do pai e conservar o caldo de cana por mais de um dia.

Com sua parceira de estudos Maria Eduarda Pereira, após 6 meses de estudos, eles decidiram o método a ser utilizado: pasteurização, que consiste em submeter o produto a alta temperatura e logo após resfria-lo, assim como é feito com o leite e sucos em geral.

Após 2 anos de estudos e inúmeros testes, eles chegaram a receita final. Aquecer o caldo de cana a 90°C por 5 minutos e imediatamente resfriar a 7°C com banho de gelo. O processo conserva o caldo de cana refrigerado por até 20 dias.

Ao expor o projeto em uma feira estudantil em Belo Horizonte/MG, ele atraiu a atenção de pesquisadores do Instituto Fiocruz, que observaram que o processo que João criou elimina o causador da Doença de Chagas, doença que matam cerda de 4.600 pessoas por ano.

Dessa forma, ele embarcou para os Emirados Árabes para apresentar o estudo em uma feira que conta com estudantes de mais de 50 países.

Fonte: osulmatogrossense - João Paulo Ferreira

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar